Neste concerto especial, homenageia-se a vida e a obra de três ícones da música de intervenção em Portugal: José Afonso, Carlos Paredes e Fausto Bordalo Dias. Através das suas vozes e composições, estes artistas transformaram a música num poderoso meio de resistência, liberdade e afirmação cultural, refletindo as lutas e esperanças de diferentes gerações.
O ALMA DE COIMBRA é constituído por antigos estudantes da Universidade de Coimbra, muitos deles dispersos pelo país, que encontram na música um clima propício ao cultivo dos seus anos de vida académica. É composto por um Coro masculino acompanhado por piano, contrabaixo, violino e pontualmente percussão e por um Grupo de Guitarras no feminino (guitarra de Coimbra e viola).
Assente no talento e na criatividade do seu Maestro, o Professor Augusto Mesquita, autor dos arranjos corais de todos os temas que o Coro que executa, o ALMA DE COIMBRA promove, no país e além-fronteiras, a divulgação dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa.