Piano Para Piano. Rodrigo Leão é o primeiro a dizer que não é pianista, mas a verdade é que o piano tem surgido na sua obra como um complemento dos sintetizadores que já usou bastas vezes para escrever memoráveis melodias e pensar nos envolventes arranjos a que foi dando corpo com os ensembles que criou. Piano Para Piano é um projeto que nasceu depois de uma encomenda do Festival de Piano em Vila Nova de Cerveira, desafio que o levou a compor duas novas peças que são também o princípio de um novo caminho. Nesse primeiro momento a sua interlocutora foi Rosa, sua filha, que conta 19 anos e será também ela que irá acompanhar o pai agora neste espetáculo.
Acho interessante que eu que não tenho qualquer formação como pianista possa estabelecer um diálogo com quem estudou e estuda seriamente o instrumento. Vai ser interessante escutar estas peças como as ouço na minha imaginação. A imaginação não tem os mesmos limites que as minhas mãos. Pode ir tão longe quanto a criatividade ditar. — Rodrigo Leão
Vitral Submerso é a história do regresso às origens de Carlos Maria Trindade . É também o título de um concerto para piano solo, bem como de um disco que deverá sair até ao final deste ano de 2023.
Quando tinha 5 anos de idade, acompanhei o meu pai a um leilão de antiguidades onde se encontrava um velho piano vertical de fabrico francês e armação de madeira. Abri a tampa e comecei a tocar as Pombinhas da Catrina com um dedo da mão direita. O meu pai murmurou: O miúdo tem jeito. Tenho de o pôr a estudar música. E comprou o piano. (...) Desde esse dia, comecei, para além de limpá-lo, a compor para ele. O resultado dessa aventura solitária está no som destas peças, que vagueiam numa espécie de neo-classicismo assumido, fruto de sentimentos variados e de uma vida musical já bastante longa. — Carlos Maria Trindade
Produção Uguru
auditório TAGV
duração aprox. 1h15
M6
€30 Plateia
€25 Balcão
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.