Orquestra Jazz de Matosinhos & Ricardo Ribeiro no Festival das Artes em Coimbra
Concerto de Jazz / World Music / Música Portuguesa | 15 de jul de 2025 21:00
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente”, de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
Esta obra foge a parâmetros convencionais e obriga-nos a uma deslocação para território incerto. Há uma lógica de funcionamento jazzística: através de elementos simples, abrem-se espaços para a utilização livre e libertadora, de cada um dos instrumentos e da própria voz. Musicalmente, é uma mescla de influências que passa naturalmente pelo fado, mas também pela música árabe, o flamenco, o jazz e até música erudita, agora transportadas para o universo da big band.
A cumplicidade com João Paulo Esteves da Silva é fundamental, até porque o músico se revela aqui como letrista. É um pianista insubmisso de formação clássica, que há muito procura territórios de fronteira, não só com o fado, mas com outras músicas, encontra em Ricardo Ribeiro um espelho para levar as suas ideias por um outro caminho, libertando-se de ancoradouros.
A voz de Ricardo Ribeiro é uma expressão de liberdade e rebeldia, aclamada no universo do fado contemporâneo e da world music, quer pela colaboração com o libanês Rabih Abou-Khalil, quer pelos trabalhos em nome próprio, além dos discos que gravou com Rão Kyao, Rui Veloso e Carlos do Carmo.
A Orquestra Jazz de Matosinhos conquistou o reconhecimento internacional. Disponível para parcerias com nomes consagrados, mas também com artistas emergentes, a OJM tem feito um trabalho notável em Portugal.
Orquestra Jazz de Matosinhos
Ricardo Ribeiro, Voz
João Paulo Esteves da Silva, Piano
O DESCONTO "early bird" está activo de dia 7 de Fevereiro até 31 de Maio 2025 (inclusive) por €22,00 (+ taxas de gestão online).
A partir de dia 1 de Junho 2025 o bilhete inteiro custa €25,00 (+ taxas de gestão online).
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.