Sessão inserida no ciclo "Ressonâncias: Entre o silêncio e o eco das experiências individuais em saúde mental"
Para maiores de 18 anos
Ressonâncias é um projeto pensado para desencadear conversas sobre o poder do ato de contar e de escutar histórias, o uso dos media e das artes na investigação e na promoção da saúde mental.
Este ciclo foca-se em obras artísticas e performativas, todas partindo da narração de experiências vividas na primeira pessoa.
Nesta sessão, vão ser exibidos dois filmes:
𝐌𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞𝐦 (𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥) | 𝐑𝐢𝐜𝐚𝐫𝐝𝐨 𝐏𝐢𝐧𝐭𝐨 𝐑𝐞𝐢𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐃𝐚̂𝐧𝐢𝐚 𝐕𝐢𝐚𝐧𝐚 | 𝟒𝟓’
No âmbito do projeto SenteMente, um grupo de mulheres, algumas com perturbações psicológicas, junta-se e recorre a diferentes linguagens artísticas para construir uma mostra biográfica. A partir da partilha de diversas experiências traça-se um caminho de resiliência e comunhão que pretende propor uma reflexão sobre a valorização pessoal e colectiva, a inclusão social e a consciencialização para a igualdade de género e, em particular, para a saúde mental.
𝐀 𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐫𝐚𝐢𝐯𝐚 𝐞́ 𝐮𝐧𝐝𝐞𝐫𝐠𝐫𝐨𝐮𝐧𝐝 (𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥) | 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐢𝐬𝐜𝐚 𝐀𝐧𝐭𝐮𝐧𝐞𝐬 | 𝟏𝟐’𝟓𝟕’’
Uma performer desenha um mapa enquanto ouve o ambiente de uma cidade. Ela cria um lugar novo e imaginado onde reflete sobre o trauma e sua ligação com a cidade.
Conversa depois dos filmes, com Susana C. Gaspar (em representação de Mentes que Sentem) e moderação de Rita Alcaire (UncoveR/CES).
Esta sessão de cinema e conversa realizam-se no âmbito do programa cultural da Escola Media e Violência Sexual, no âmbito dos projetos UnCoveR. Sexual Violence in Portuguese Mediascapes
𝐀𝐯𝐢𝐬𝐨: 𝐄𝐬𝐭𝐞𝐬 𝐟𝐢𝐥𝐦𝐞𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞̂𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐮́𝐝𝐨 𝐬𝐞𝐧𝐬𝐢́𝐯𝐞𝐥 (𝐯𝐢𝐬𝐮𝐚𝐥 𝐞 𝐯𝐞𝐫𝐛𝐚𝐥) 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐦𝐨𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐚𝐟𝐢𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐨𝐮 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐮𝐦𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬. 𝐓𝐚𝐥 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐢 𝐯𝐢𝐨𝐥𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐞 𝐚𝐛𝐮𝐬𝐨 𝐟𝐢́𝐬𝐢𝐜𝐨, 𝐬𝐞𝐱𝐮𝐚𝐥, 𝐞𝐦𝐨𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐞 𝐯𝐞𝐫𝐛𝐚𝐥, 𝐛𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐯𝐢𝐨𝐥𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨. 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐦𝐞𝐧𝐝𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐞 𝐜𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐬𝐞𝐮 𝐛𝐞𝐦-𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫 𝐞𝐦𝐨𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐢𝐫. 𝐂𝐚𝐬𝐨 𝐬𝐞 𝐬𝐢𝐧𝐭𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐨𝐧𝐟𝐨𝐫𝐭𝐚́𝐯𝐞𝐥 𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐦𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐞𝐬𝐭𝐞𝐣𝐚 𝐚̀ 𝐯𝐨𝐧𝐭𝐚𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞 𝐫𝐞𝐭𝐢𝐫𝐚𝐫.
Auditório do TAGV
Entrada gratuita