A Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, prepara-se para receber a maior edição de sempre do Gliding Barnacles, o festival que transforma a costa portuguesa num epicentro global de criatividade. De 18 a 22 de setembro de 2024, este evento único promete reunir mais de dez mil pessoas numa celebração sem precedentes do surf como expressão artística.
Nesta edição surfistas renomados como Eurico Romaguera, Clovis Donizetti, Karina Rozunko eAmbre Victoire, apresentarão, em regime livre, o seu estilo, criatividade e inovação.
A programação deste ano inclui quase 40 concertos ao vivo, numa mistura de bandas emergentes com nomes que já são da casa, como Subway Riders, 800 Gondomar, Da Chick e Manteau. Uma residência artística aberta ao público receberá intervenções em diversos formatos, desde pintura de murais e serigrafia até escultura e tecelagem, com artistas como Sofia Cruz (Krus), Gémeo Luís, Paul McNeill e Tanya Fryer.
Entre ondas e concertos, haverá ainda cortes de cabelos e tatuagens na praia e construção de pranchas de surf ao vivo. Com o mar e centenas de sofás como pano de fundo, a Praia do Cabedelo será ainda palco para performances artísticas, um mercado de comida de rua e uma feira de artesanato.
A grande novidade deste ano é a extensão da residência artística à gastronomia, com curadoria de Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto. São vários os chefes que vão apresentar as suas confeções. Entre eles, Joana Duarte, da Rota das Algas, Miguel Menezes, do Douro Palace Hotel, João Bívar, do Shun Open Kitchen, Filipe Camacho, da Petiscaria Âncora, e João Sá, do restaurante Sála de João Sá, com uma estrela Michelin.
O acesso às sessões de surf e aos concertos diurnos na Praia do Cabedelo é gratuito.
Para as intervenções artísticas e concertos noturnos, é necessário reservar lugar através do website do
evento.
Após o sucesso dos concertos de celebração dos 30 anos do álbum ‘’Viagens’’ no Porto e em Lisboa, Pedro Abrunhosa traz agora o espetáculo Viagens 3.0 a Coimbra.