Ponto e vírgula são aqui metáforas para dois entendimentos da escultura completamente distintos. A precisão do ponto é matéria de analogia com o minimalismo da escultura de Zulmiro de Carvalho (Gondomar, 1940). A vírgula aponta para a organicidade da escultura de Sebastião Resende (Porto,1954). Nesta exposição este confronto com obras de caráter tão distinto será uma importante oportunidade para dar visibilidade a dois momentos particularmente significativos da história recente da escultura portuguesa: as produções de Zulmiro de Carvalho nas décadas de sessenta e setenta, e as obras dos anos noventa de Sebastião Resende.
Zulmiro de Carvalho e Sebastião Resende são uma presença demasiado oculta no panorama da arte portuguesa contemporânea ainda que sem qualquer sombra de dúvida tenham ajudado a redefinir o contexto da escultura contemporânea nacional.
A exposição Ponto e vírgula – Zulmiro de Carvalho + Sebastião Resende vai ser co-produzida pelo Colégio das Artes de Coimbra e acontecerá nos dois espaços simultaneamente.
Voltar para todos os eventos
Evento Anterior: 12 de dezembro
Ágora: Palco de Emoções ~ Exposição de fotografia de Tatiana Lages
Evento Posterior: 21 de dezembro
Finissage da exposição 𝗢𝘀 𝗠𝗲𝘂𝘀 𝗧𝗼𝘁𝗲𝗻𝘀 - Casa das Artes Bissaya Barreto