Exposição de fotografias capturadas por pessoas trans, com metodologia foto-voz
Até 7 de Novembro
Inauguração: 8 de Novembro (18h), com a presença da investigadora Paula Dürks Cassol.
Para maiores de 18 anos
𝐒𝐚𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚 é uma exposição de fotografias capturadas por pessoas trans, utilizando o método foto-voz, como parte da investigação de doutoramento em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas (III/CES) da investigadora Paula Durks Cassol.
A mostra explora o limbo, a espera e as distâncias percorridas por pessoas com identidades de género diversas ao procurar cuidados em saúde reprodutiva, e os impactos dessas experiências na sua saúde mental. 𝐒𝐚𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚 também reflete sobre a espera que há na esperança, sobre a alegria de rasgar instruções e viver uma vida que faça sentido para si.
A presente exposição resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto ‘Pessoas Trans e Justiça Reprodutiva em Portugal: Uma Análise do Discurso em Saúde Reprodutiva’, de Paula Durks Cassol.
𝐏𝐚𝐮𝐥𝐚 𝐃𝐮𝐫𝐤𝐬 𝐂𝐚𝐬𝐬𝐨𝐥 (ela) é investigadora na área de Estudos de Género há nove anos, com foco nas conexões entre arte e temáticas de direitos humanos. Doutoranda em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pelo Centros de Estudos Sociais e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. É mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Estudos Afrolatinoamericanos e Caribenhos pela CLACSO. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Também é cantora e tutora de duas gatas.
Entrada gratuita
Sala Verde do TAGV