Exposição Mil Pássaros em Coimbra
Companhia de Música Teatral
15 junho a 1 setembro de 2024
A instalação "Mil Pássaros” é o resultado de um processo de partilha. Uma "inúmera mão” de crianças e adultos fez nascer pássaros na ponta dos dedos que depois se juntaram em "murmuração” visual e sonora afinada pelo desejo dum mundo melhor. Estes pássaros de papel, ou orizuros, realizados de acordo com a arte do origami são, segundo a tradição japonesa, símbolo de paz e felicidade. E, diz-se, os desejos cumprem-se quando se fazem mil orizuros.
Mil Pássaros em Coimbra concilia criação artística, formação e envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico-educativas de diferente natureza em que se incentiva a escutar a "voz” dos pássaros. O nome do projeto vem de uma tradição japonesa que diz que se se construírem mil pássaros enquanto se pensa num desejo, este desejo acaba por se realizar.
Mil Pássaros em Coimbra desenvolveu-se com a colaboração de educadoras, auxiliares de educação e as crianças de 48 salas de Jardins de Infância do Município de Coimbra. Integrou ações de formação dirigidas às educadoras e celebrou o mundo dos pássaros promovendo e acolhendo atividades nos Jardins de Infância como a Oficina dos Pássaros ou PaPI - Opus 8, uma peça de música teatral. O Gabinete do Pássaro acompanhou todo o processo, contribuindo para a boa qualidade das práticas artístico-educativas junto da comunidade pré-escolar e sempre em perfeita harmonia com as equipas de mediação da Divisão de Educação e do Convento São Francisco.
As famílias foram também convidadas a envolver-se no projeto, sendo desafiadas a levar as suas crianças a escutar os pássaros, a desfrutar de espaços verdes e a construir Orizuros (pássaros de papel), que estão agora integrados na Instalação patente no Convento São Francisco.
A instalação Mil Pássaros simboliza uma vontade coletiva e um desejo comum de cuidarmos do planeta em que vivemos.
Ficha Artística / Técnica
Conceção: Companhia de Música Teatral
Co-produção: Município de Coimbra e Companhia de Música Teatral
Instituições participantes: JI de Almas de Freire (2 salas), JI de Almedina, JI de Ameal, JI de Andorinha, JI de Antuzede, JI de Areeiro (2 salas), JI de Arzila, JI de Bairro Azul (2 salas), JI de Bairro Norton de Matos (2 salas), JI de Brasfemes (2 salas), JI de Casais (2 salas), JI de Ceira (2 salas), JI de Eiras (2 salas), JI de Ingote, JI de Larçã, JI de Loreto (2 salas), JI de Olivais (3 salas),JI de Póvoa, JI da Quinta das Flores (3 salas), JI de Ribeira de Frades, JI de Santa Apolónia (2 salas), JI de São Bartolomeu, JI de São Bento (2 salas), JI de São João do Campo (2 salas), JI de São Martinho de Árvore, JI de Solum, JI de Solum-Sul (2 salas), JI de Souselas, JI de Taveiro, JI de Trouxemil, JI de Vila Verde; dos Agrupamentos de Escolas: Coimbra Centro, Coimbra Oeste, Coimbra Sul, Eugénio de Castro, Martim de Freitas, Rainha Santa Isabel
Colaboração: Minerva — Centro de Formação da Associação de Escolas
Agradecimentos: NOVA-FCSH, Universidade de Aveiro
Gabinete do Pássaro: Ana Isabel Pereira (coordenação), Gustavo Paixão, Inês Rodrigues da Silva, Mariana Caldeira Pinto, Mariana Vences, Rita Roberto
t.lab Mil Pássaros - Formação transitiva em Arte para a Infância: Mariana Vences, Rita Roberto
PaPI - Opus 8: Inês Rodrigues da Silva, Mariana Caldeira Pinto
Oficina do Pássaro: Mariana Vences, Inês Rodrigues da Silva, Adriana Lopes
Instalação Mil Pássaros: Miguel Ferraz, Paulo Maria Rodrigues, Rita Roberto, Mariana Vences, Jorge Graça
Design de sistemas interativos e captação de som: Élio Moreira, Jorge Graça
Aconselhamento: Paulo F. Rodrigues
Gestão de recursos educativos: Helena Rodrigues
Direção artística: Paulo Maria Rodrigues
Coordenação geral: Artur Silva
Mediação: Catarina Moura (CMC/CSF), Joana Nogueira (CMC/CSF), Ana Paula Fernandes (CMC/DE); Coordenação: Filipe Carvalho (CMC/CSF), Maria Carlos Pêgo (CMC/CSF), Dora Simões (CMC/DE)
Design gráfico: Mafalda Maia
Gratuito
Quarta a segunda | 15h00 às 20h00 (última entrada às 19h30)
- Visitas para grupos escolares mediante marcação prévia através do email: pemp1@coimbraconvento.pt
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.