Convento São Francisco recebe espetáculo de homenagem a Fernando Rolim a 2 de fevereiro

Com uma carreira musical que se expande por quase oito décadas, Fernando Rolim é hoje uma referência incontornável e um dos cultores mais destacados da Canção de Coimbra. Razões que levam a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a Academia do Fado, da Canção e da Guitarra de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC) a prestar-lhe a devida homenagem com o espetáculo “Fernando Rolim – As ondas de um mar sem fim”, que vai decorrer no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 17h00, na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco. A entrada é gratuita, mas limitada à lotação definida para o evento. Os ingressos, num máximo de dois por pessoa, podem ser levantados a partir do dia 28 de janeiro na bilheteira do Convento São Francisco. 


Sendo hoje o decano da Canção de Coimbra, Fernando Rolim é uma figura central da 2ª Geração de Ouro da Canção de Coimbra, ao lado de cantores como Luiz Goes, José Afonso e Fernando Machado Soares. Com um timbre e uma capacidade de interpretação únicos no contexto cultural nacional, Fernando Rolim marcou e continua a inspirar várias gerações de cultores da Canção de Coimbra, desempenhando um papel notável na sua preservação. Com uma carreira musical de quase oitenta anos, Fernando Rolim perpetua em vida a sua técnica, inspiração e dedicação, deixando uma marca indelével na identidade cultural da cidade.


O espetáculo “Fernando Rolim – As ondas de um mar sem fim: Oito décadas de dedicação ao Fado e à Canção de Coimbra” vai, assim, prestar homenagem à sua vida e obra, reunindo em palco grupos académicos de que fez parte, como a Tuna Académica da UC, os Antigos Tunos e o Coro dos Antigos Orfeonistas da UC. O Grupo de Fados de Coimbra “Raízes” – composto por conceituados nomes da Canção de Coimbra, como Octávio Sérgio e Rui Pato – e o Grupo de António José Moreira e de Jorge Cravo vão também marcar presença no evento, que irá decorrer no dia 2 de fevereiro, no Convento São Francisco.


Fernando Rolim nasceu no dia 2 de dezembro de 1931, em Coimbra, e aí fez a sua vida académica, tendo concluído a licenciatura em Medicina em 1958. Desde cedo se dedicou ao estudo musical e foi durante o seu percurso académico, e na Tuna Académica de Coimbra, que deu os primeiros passos numa jornada que o transformaria num dos mais reconhecidos nomes da Canção de Coimbra. 


Destaca-se, no seu percurso, a relevância do seu contributo e dinâmica para a promoção desta manifestação artística, representando a cidade e Portugal em diversos países, desde Espanha até ao Brasil, bem como em vários meios e estruturas culturais. Sendo um ativista da defesa da Canção de Coimbra até aos dias de hoje, participou como orador em congressos e colóquios, enquanto convidado de espetáculos e produções televisivas com temáticas alusivas ao Canto de Coimbra e em variadas edições discográficas.


A entrada no espetáculo “Fernando Rolim – As ondas de um mar sem fim: Oito décadas de dedicação ao Fado e à Canção de Coimbra” é gratuita e os bilhetes poderão ser levantados a partir do dia 28 de janeiro na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente entre as 15h00 e as 20h00. Vai ser permitido o levantamento de dois bilhetes por pessoa, mediante a lotação definida para o evento. Não são permitidas reservas.


Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal. O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

COIMBRAEXPLOREComentário