“VieiraRpad”, para ver esta quarta-feira na Casa do Cinema de Coimbra
A Casa do Cinema de Coimbra e os seus promotores – Caminhos do Cinema Português, Fila K Cineclube e Centro de Estudos Cinematográficos – apresentam, na sua programação, no âmbito das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, o Ciclo Cinema e Autoria. Na próxima sessão, marcada para quarta-feira, dia 20 de setembro, às 21h30, vai ser apresentado o filme de João Mário Grilo, “VieiraRpad”.
Na quarta-feira, dia 20 de setembro, às 21h30, a Casa do Cinema de Coimbra apresenta a sessão, integrada no Ciclo Cinema e Autoria, do filme “VieiraRpad”, realizado por João Mário Grilo, uma produção Zulfilmes. O filme documentário VieiraRpad parte da correspondência do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szènes, entre 1932 e 1961. Neste recorte de registo documental, as cartas e a intimidade da palavra são o pretexto para a exploração de uma visualidade íntima, onde a memória do século XX, século de exílios, se articula com a obra plástica de Vieira e Arpad, com elementos iconográficos das suas vidas e arquivos audiovisuais de épocas e geografias distintas, além de vários depoimentos relevantes.
João Mário Grilo nasceu em 1958 e é realizador desde 1978. O seu compromisso com o cinema foi sempre definido pela ligação e passagens entre real, ficção e imaginário e, por essa razão, a sua filmografia inclui títulos de ficção baseados em factos reais.
O Ciclo Cinema e Autoria é uma iniciativa inserida no programa das Comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal, um projeto que decorre durante todo o ano de 2023, e que pretende levar ao público a apresentação de filmes ligados às temáticas da literatura, dos autores e das bibliotecas. O ciclo contempla 12 sessões de cinema, uma sessão de cinema por mês, agendadas para a 3ª quarta-feira de cada mês (exceto a sessão de março), às 21h30, e ainda duas sessões para o público infantojuvenil, às 15h00. As sessões decorrem na sala da Casa do Cinema de Coimbra - Piso 0 das Galerias Avenida, na Av. Sá da Bandeira.
Os bilhetes de cada sessão têm o custo de 4,50 € (preço reduzido mediante apresentação do cartão de leitor da Biblioteca Municipal de Coimbra na bilheteira) ou 6€ (valor normal).
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.