No próximo dia 4 de maio vai poder conhecer 16 edifícios icónicos e/ou menos conhecidos da cidade!
Coimbra recebe, no próximo dia 4 de maio, Casa Adentro 2024, um evento organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com o Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS) do Instituto Politécnico de Coimbra, com a coordenação de Margarida Mendes Silva e produção da Cultura e Risco Associação Cultural. A segunda edição desta iniciativa desafia os cidadãos a redescobrir o valor arquitetónico, artístico e cultural de espaços únicos da cidade e a desenvolver um novo olhar para a relação da comunidade com o património edificado e o espaço urbano. Este ano, o roteiro inclui 16 espaços distribuídos por distintas zonas da cidade, tais como Celas, Praça da República, Alta, Baixa de Coimbra e Santa Clara.
Visitas guiadas orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas vão desafiar os cidadãos a ver, a conhecer ou a redescobrir o património da cidade, no próximo dia 4 de maio, entre edifícios icónicos e outros menos conhecidos, cuja arquitetura, valor histórico e interesse cultural merecem especial atenção. As visitas são gratuitas de acesso gratuito e decorrem das 10h00 às 19h00 (confirmar horário de cada equipamento consultando o respetivo programa), com uma duração aproximada de 30 minutos, sendo a admissão por ordem de chegada, de acordo com a lotação assinalada para cada espaço.
Para esta edição, foram definidos cinco roteiros (Celas, Praça, Alta, Baixa e Santa Clara), cada um integrando espaços diversos, de diferentes tipologias, épocas, valências e usos, alguns de acesso condicionado para o cidadão comum. Assim, Faculdade de Farmácia, Real Mosteiro de Santa Maria de Celas, Casa-Museu Miguel Torga, Casa Berta Vieira Lima, Casa-Museu Bissaya Barreto, Estufas Tropicais do Jardim Botânico, Edifício da Casa das Caldeiras, Igreja de São Salvador, Real República do Bota Abaixo, Sapientia Boutique Hotel, Casa Sobre-Ribas, Igreja do Carmo, Edifício do Infinitto, Cerâmica Antiga de Coimbra, Edifício da Antiga Estação Central dos CTT de Coimbra (TUMO) e Observatório Geofísico e Astronómico são os 16 espaços contemplados.
O programa integra ainda atividades paralelas gratuitas: uma oficina de ilustração para crianças e famílias (6-10 anos), com Rachel Caiano, a partir do livro “as casas das coisas”, de João Mésseder, no Centro Cultural Penedo da Saudade, às 11h00 (inscrições via e-mail cultura@ipc.pt) e o atelier “Património – Mais vale prevenir do que remediar” (11-14 anos), que aborda a importância do património a partir do livro “O património é meu, é teu, é nosso. Vamos cuidá-lo”, de Adília Alarcão, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado), também às 11h00 (inscrições via telefone 239 840 754 e e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ). No âmbito das atividades paralelas, a Casa das Artes Bissaya Barreto (CABB) produz a exposição “[Entre Paredes] O que faz uma casa?” com obras de artistas emergentes exibidas em dez montras de estabelecimentos comerciais localizados nas Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, e acolhe a exposição coletiva “Chão”, patente ao público na CABB – Monumentais.
Programa completo em: www.coimbra.pt/casaadentro2024
Chegou agora a vez de Penacova receber a banda Fingertips, que já foi galardoada com disco de platina e duas vezes nomeada para (...)
S. PEDRO é o Pedro e mais uns três, quatro ou até mesmo cinco amigos. Depende do cachê.