Projeto “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal” com 16 trabalhos vencedores
O desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal”, que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra propõe aos alunos que frequentam as instituições de ensino público associadas à Rede de Bibliotecas de Coimbra, desde o nível pré-escolar ao secundário, teve, este ano de 2020, 16 trabalhos vencedores: três nos pré-escolar, cinco no 1º ciclo, três no 2º ciclo, três no 3º ciclo, um no secundário e um do Ensino Especial. O desafio consiste na leitura de um conto natalício e na criação de uma ilustração inspirada no mesmo. Os trabalhos foram selecionados por um conjunto de professores, tendo em conta a sua originalidade, criatividade e a coerência com a obra lida. Um projeto que assinala a quadra natalícia, aliando a leitura à área da ilustração, e que conta com o contributo da rede escolar concelhia.
A iniciativa é desenvolvida em contexto de sala de aula, com a colaboração de toda a comunidade escolar, docentes e educadores, em articulação com os professores bibliotecários. Trata-se de um desafio pedagógico, cujo objetivo é fomentar o interesse pela leitura e a expressão artística junto das crianças e jovens em idade escolar. Assim, os alunos procuram inspiração numa obra literária (do género conto ou poesia) alusiva ao Natal e, partindo dessa leitura, interpretam, posteriormente, a obra ou parte dela, em forma de trabalho ilustrado.
Os trabalhos rececionados na Biblioteca Municipal de Coimbra foram selecionados por um conjunto de professores nomeados pelo grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas de Coimbra, tendo em conta critérios como a originalidade, a criatividade e a coerência com a obra lida. As ilustrações vencedoras desta edição do concurso, que são impressas em formato de postais de Natal convencionais e oferecidas aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra durante a época festiva que atravessamos.
“O Principezinho”, o musical para toda a família que representa a infância inconsciente dentro de cada adulto através de sentimentos de amor, esperança e inocência.
Um “concerto” de ilusões com algumas das melhores e mais memoráveis criações, e recriações, de Luís de Matos nos últimos anos.
Os Peste & Sida tocaram, pela primeira vez, a 11 de julho de 1986, em Odivelas, na eliminatória de um concurso de jovens bandas da Festa do Avante.
A Casa dos Cogumelos foi construída nos anos 1960 como residência de férias e recentemente restaurada para oferecer um alojamento de luxo.
Com quatro sessões presenciais e dois webinars, que irão decorrer em Coimbra, Porto, Caldas da Rainha e Lisboa, este novo ciclo temático pretende(…)
Em 2025, os Mercadinhos da Margem Esquerda irão realizar-se todos os segundos domingos de cada mês, com a próxima edição agendada para 9 de fevereiro, das 10h00 às 17h00.
Saiba todos os destaques agendados para o mês de fevereiro no UC Exploratório.
Porque muitas são as histórias de amor que começam à volta de uma mesa... começamos por sugerir que partilhem um delicioso Brunch no "Hey, Sunday",
Ambas as noites contam com convidados especiais que irão juntar-se ao trio em palco para revisitar a sua discografia, tornando estas atuações verdadeiramente únicas.
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.