Projeto “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal” com 16 trabalhos vencedores
O desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal”, que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra propõe aos alunos que frequentam as instituições de ensino público associadas à Rede de Bibliotecas de Coimbra, desde o nível pré-escolar ao secundário, teve, este ano de 2020, 16 trabalhos vencedores: três nos pré-escolar, cinco no 1º ciclo, três no 2º ciclo, três no 3º ciclo, um no secundário e um do Ensino Especial. O desafio consiste na leitura de um conto natalício e na criação de uma ilustração inspirada no mesmo. Os trabalhos foram selecionados por um conjunto de professores, tendo em conta a sua originalidade, criatividade e a coerência com a obra lida. Um projeto que assinala a quadra natalícia, aliando a leitura à área da ilustração, e que conta com o contributo da rede escolar concelhia.
A iniciativa é desenvolvida em contexto de sala de aula, com a colaboração de toda a comunidade escolar, docentes e educadores, em articulação com os professores bibliotecários. Trata-se de um desafio pedagógico, cujo objetivo é fomentar o interesse pela leitura e a expressão artística junto das crianças e jovens em idade escolar. Assim, os alunos procuram inspiração numa obra literária (do género conto ou poesia) alusiva ao Natal e, partindo dessa leitura, interpretam, posteriormente, a obra ou parte dela, em forma de trabalho ilustrado.
Os trabalhos rececionados na Biblioteca Municipal de Coimbra foram selecionados por um conjunto de professores nomeados pelo grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas de Coimbra, tendo em conta critérios como a originalidade, a criatividade e a coerência com a obra lida. As ilustrações vencedoras desta edição do concurso, que são impressas em formato de postais de Natal convencionais e oferecidas aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra durante a época festiva que atravessamos.
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional