Verão a 2 Tempos * Epicentro: João Firmino, Joana Espadinha, A Garota Não e o Coro das Mulheres da Fábrica são os próximos espetáculos

Verão a 2 Tempos * Epicentro: João Firmino, Joana Espadinha, A Garota Não e o Coro das Mulheres da Fábrica são os próximos espetáculos  

Entre os dias 11 e 13 de julho, a Baixa de Coimbra vai receber a presença do músico conimbricense João Firmino, da vocalista Joana Espadinha e ainda a apresentação pública da residência artística que ocorrerá entre A Garota Não e o Coro das Mulheres da Fábrica.

A programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra e pela Blue House recebe nesta semana a apresentação do projeto COOLABORATÓRIO. No dia 12 de julho, às 19h00, a Praça de Comércio vai receber os finalistas do Curso Profissional de Jazz, João Firmino, guitarrista conimbricense, e Joana Espadinha, teclista e vocalista. O projeto é uma iniciativa do Jazz ao Centro Clube, da Blue House e do Curso Profissional de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.



No dia anterior, dia 11, às 19h00, Francis Salema sobe ao palco da Praça do Comércio, com convidados. Apresentar-se-á ao estilo de cantautor, com influências artísticas que vão do fado ao folk e à bossa nova.



De volta a dia 12, às 22h00, o Teatro da Cerca São Bernardo recebe RePercussion Trio, um grupo de percussão, criado em 2016, composto por Alexandre Silva, Daniel Araújo e Jorge Pereira, que se foca na divulgação da música contemporânea, experimental e performativa, através do desenvolvimento de novas obras para trio de percussão, com a colaboração de compositores portugueses e, como grupo, na criação contemporânea de espetáculos. A Coimbra trazem o projeto “Intermitências”, onde a música por meio da luz procura uma abordagem performativa e multidisciplinar através também do som, criando uma experiência única. Um espetáculo sinérgico, inusitado e luminoso que apresenta, através de uma vasta panóplia de instrumentos de percussão e de objetos luminosos, obras dos compositores Cathy Van Eck, David Bird, Juliana Hodkinson, Simon Løffler e Carlos Guedes.



Ainda no dia 12, às 20h00, nas Escadas São Tiago, será o momento de receber Portuguese Pedro & Friends, um concerto que, devido às condições meteorológicas do final de junho, foi alterado para esta data. 



Com apresentação pública no dia 13 de julho às 19h00, na Praça do Comércio, A Garota Não juntamente com o Coro das Mulheres da Fábrica, estarão nesta semana a trabalhar na residência artística que irá explorar o corpo, a voz, a palavra e a conjugação de sentires e de viveres na criação de um objeto artístico partilhado e comunitário. Neste espaço de encontro no feminino, dedicado ao cante tradicional, mistura-se o repertório original e o cancioneiro popular.

Antes, às 17h00, também na Praça do Comércio, o Verão a 2 Tempos * Epicentro recebe um concerto dos Três Tristes Tigres, inicialmente agendado na programação da Feira do Livro de Coimbra e cancelado dadas as condições atmosféricas adversas.



O Verão a 2 Tempos * Epicentro aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, através de concertos, DJ Set, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa, que junta o programa municipal Verão a 2 Tempos com o Festival Epicentro, distribuídos por várias artérias da Baixa de Coimbra.



Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube (JACC) e da União de Freguesias de Coimbra.



Com mais de três centenas de propostas artísticas, dos quais 25 são residências artísticas, que enformam a oferta cultural interdisciplinar nos meses de Verão e numa perspetiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este programa promove a articulação entre as mais diversas entidades, amplia a oferta cultural de Coimbra, incentiva a criação artística, promove a criação de públicos e provoca pensamento sobre as dinâmicas sociais e culturais da baixa da cidade.



Todos os espetáculos são de entrada gratuita e toda a programação está disponível em https://v2t-epicentro.com/programacao/ 

COIMBRAEXPLOREComentário