Teatrão entra no último fim-de-semana do mês com concerto, espetáculo e apresentação
Esta sexta-feira e sábado, o Teatrão promove um concerto, um espetáculo na Oficina Municipal do Teatro (OMT) e ainda uma apresentação no contexto de um projeto comunitário.
Na sexta-feira, às 15h, a Associação Social, Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades abre as portas para uma apresentação no contexto de Quem Sabe, Sabe, o mais recente ciclo do projeto Teatro e Memória. Este programa decorre novamente no âmbito da colaboração da companhia com a Câmara Municipal de Coimbra e em parceria com o Projeto Socioeducativo, Intergeracional e Cultural do Município. Teatro e Memória é um projeto desenvolvido desde 2016 e que tem como público-alvo grupos de séniores que frequentam Centros de Dia ou Lares de IPSS do concelho de Coimbra.
Neste ciclo de trabalho, o Teatrão focou-se na criação de performances centradas na experiência e destreza das mãos de cada participante. São as mãos hábeis de quem trabalhou na terra, na indústria, no comércio, no lar, que guardam saberes preciosos. As mãos, parte do corpo comunicadora por excelência, são o centro das atenções e teremos cenas em que as mãos cozinham, reparam, embrulham, escrevem, afagam e tantos outros verbos que foram o ponto de partida para a construção das cenas que integram as apresentações finais de cada instituição. A entrada para esta apresentação é livre e aberta ao público geral.
À noite, às 22h, recebemos os Quintetatoa na Tabacaria, para um concerto especial deste grupo formado por alunos do Conservatório de Música de Coimbra, no início daquele que pode vir a ser um projeto de colaboração regular com esta instituição. O ensemble reúne cinco jovens apaixonados pela música que decidiram juntar-se para criar um grupo diferente de qualquer outro, com uma formação “à toa”, que acabou por dar origem ao seu nome. Só tocam originais escritos pelo seu pianista, Pedro Borges, muitos deles inspirados em estilos e compositores muito distintos, situados entre o jazz e a música clássica europeia. O seu cantor, Carlitos, era originalmente o “virador de páginas”, mas, com uma voz tão única e singular, decidiram que este seria o novo membro do grupo. Os Quintetatoa, mais que um grupo musical com uma formação estranha, são uma celebração da criatividade e da inovação da música.
Os bilhetes têm um preço único de 6€ e estão disponíveis para compra na OMT ou na Ticketline, através de https://tinyurl.com/QuintetatoaOMT
Já no sábado, às 21h30, a OMT volta a receber a ASTA Teatro. Através da plataforma descentralizada Descampado, a companhia da Covilhã vai trazer até Coimbra Spectrum, um espetáculo imersivo onde a narrativa é construída a partir dos sentidos. Etimologicamente, Spectrum deriva do latim e significa espectro, fantasma, aparência ou visão. Neste espetáculo, pretende criar-se um espaço virtual, uma realidade paralela, um campo onírico, onde a tecnologia atual se cruza com a arqueologia dos media, tirando partido das suas potencialidades para criar um espaço coreográfico performativo multimédia. Spectrum transcende intencionalmente os pressupostos do teatro: é uma experiência de fruição estética visual e sonora onde cada espectador é convidado a mergulhar numa pós-realidade que explora o relacionamento entre o humano e a tecnologia.
Com esta criação, a ASTA coloca-nos perante sobre um dos assuntos do momento: a experiência humana do mundo cada vez mais mediada por meios virtuais. Spectrum apresenta-se como uma alegoria moderna da caverna de Platão, onde o ser humano se confronta com um novo patamar da evolução da espécie – o homo-cibernético – e aprende a lidar com uma realidade nova e desafiante, questionando a natureza da humanidade num mundo cada vez mais repleto de algoritmos. Sem preconceitos, sem dogmas, Spectrum é uma reflexão sobre a condição atual da arte e as possíveis leituras que se abrem no seu caminho.
O espetáculo não é aconselhado a pessoas com sensibilidade auditiva e a luz estroboscópica. Os bilhetes estão disponíveis na OMT ou na Ticketline através de https://tinyurl.com/SpectrumTeatrao