A RE/FORMA que Coimbra estava a precisar está a caminho!

A Blue House, em parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Jazz ao Centro Clube, vão realizar a primeira edição do projeto multidisciplinar RE/FORMA, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

RE/FORMA é um evento que visa celebrar, de forma ativa e crítica, os 250 anos da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra, estando inserido na programação da Universidade de Coimbra para assinalar esta data de transformação profunda do ensino em Portugal.

Entre junho de 2022 e abril de 2023, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, espaço de conhecimento e lazer, abre-se à cidade com um conjunto de atividades que colocam em diálogo a Arte, a Natureza, a Ciência e a Educação.

RE/FORMA é uma experimentação em curso que nasce da vontade de interagir em simbiose com o espaço envolvente e de promover novas formas de fruição pública. Para além de uma programação aberta à comunidade, o projeto proporciona um serviço educativo que nutre através da Arte, com o objetivo de educar para uma regeneração ambiental e cultural.

No Jardim Botânico da Universidade de Coimbra brotam possibilidades que se querem fomentar: local de conhecimento e pedagogia, de descanso e contemplação, terreno fértil para concertos e atividades performativas.



RE/FORMA é composto por três blocos contínuos, que acompanham todas as cores que pintam o Jardim Botânico de Coimbra durante o ano: verão, outono/inverno, e primavera. Em cada uma destas estações, RE/FORMA proporciona uma programação rica e diversificada aberta a toda a comunidade, bem como oficinas para crianças entre os 6 e os 12 anos durante as férias escolares. As oficinas vão ser desenvolvidas pelo serviço educativo do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra em conjunto com artistas convidados que farão a curadoria das atividades ao longo das várias semanas.


Seguem os momentos chave da programação do RE/FORMA, sendo que poderão ser acrescentadas outras atividades e iniciativas ao longo do projeto.

 Verão:

o   9 a 15 de junho: Laboratório coreográfico por Vânia Gala + Performance

o   30 e 31 de julho: Fim-de-semana de programação (Amélia Muge; Arianna Casella y Kauê; Bia Ferreira; Birds Are Indie; Cláudia Martinho; Igor Lebraud; Leonel Mendrix, e mais)

o   5 de julho a 16 de setembro: Oficinas de férias escolares / Serviço educativo (curadores: Joana Corker; Rita Joana; Papagaya; Ricardo Kalash; Gonçalo Parreirão, Érica Machado)

Outono/Inverno:

o   1 e 2 de outubro: Fim-de-semana de programação (Ana Deus; Luca Argel; La Baq; Tó Trips; Yamandu Costa; O Gajo, e mais)

o   11 de novembro a 13 de novembro | 19 de dezembro a 30 de dezembro | 18 de fevereiro a 22 de fevereiro: Oficinas de férias escolares / Serviço educativo

Primavera:

o   25 e 26 de março: Fim-de-semana de programação (a Jigsaw; Marionet; A Garota Não; Manuel Cruz, e mais)

o   11 de novembro a 13 de novembro | 19 de dezembro a 30 de dezembro | 18 de fevereiro a 22 de fevereiro: Oficinas de férias escolares / Serviço educativo