Taleguinho celebra 10 anos no TCSB
O Taleguinho, projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, celebra 10 anos. Intimamente ligado ao programa Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, o percurso do grupo é celebrado ao longo dos 12 meses de 2025, com a apresentação das sete criações estreadas desde 2015 e a estreia de um novo espectáculo. A primeira apresentação tem lugar já no próximo sábado, dia 11 de Janeiro, com o espectáculo “Costurar cantigas e histórias”.
Pensado originalmente para os mais novos, “Costurar cantigas e histórias” é na verdade um espectáculo para todas as idades, que proporciona o contacto com a música tradicional portuguesa, através de um alinhamento que inclui canções, histórias e lengalengas, contadas e cantadas. Em cada um dos concertos, a sonoridade dos instrumentos tradicionais está presente, bem como um cenário e adereços construídos propositadamente para o espectáculo. Cada apresentação é uma experiência de cumplicidades, onde os sons, as palavras, os gestos, as imagens e os silêncios a todos surpreendem. Foi apresentado pela primeira vez a 21 de Fevereiro de 2015, no âmbito dos Sábados para a Infância no TCSB, assinalando a estreia do projecto Taleguinho. Desde então, regressou por diversas vezes à sala que o viu nascer e tem sido apresentado por todo o país, dando igualmente origem ao único CD do Taleguinho editado até ao momento.
O espectáculo, indicado para maiores de 3 anos, abre a programação dos Sábados para a Infância de 2025, com uma sessão agendada para 11 de Janeiro, às 11h00. Os bilhetes custam 5 euros e podem ser reservados pelos contactos habituais.
Taleguinho: um ano inteiro a festejar uma década de trabalhoCantigas, histórias, adivinhas, provérbios e trava-línguas tradicionais, de Portugal, da Galiza e de outras partes do mundo fazem parte do reportório dos espectáculos do Taleguinho, projecto que A Escola da Noite se orgulha de ter ajudado a surgir e que é uma das marcas mais fortes da programação para o público infantil e familiar que a companhia vem oferecendo no Teatro da Cerca de São Bernardo desde 2015.
Para celebrar com o público este caminho de 10 anos, A Escola da Noite e o Taleguinho desenharam um calendário que se prolonga até Dezembro e que permitirá ao público da cidade ver ou rever todas as produções do grupo estreadas até hoje. Depois de “Costurar cantigas e histórias”, em Janeiro, serão apresentados os espectáculos “Aerograma Liberdade”, em Março (dia 22); “Doce Língua Salgada”, em Maio (dia 10); “Até cantar dá trabalho”, em Junho (dia 14); “Por carreiros de almocreves”, em Outubro (dia 11); “O Mundo ao Colo”, em Novembro” (dia 29); e “Ficar a ver estrelas”, em Dezembro (dia 20). Para o mês de Setembro (dia 27) está agendada a estreia de um novo espectáculo, ainda com título a definir. Nas sextas-feiras anteriores às apresentações para o público em geral haverá sempre uma sessão para o público escolar, tendo em conta as faixas etárias a que cada espectáculo especificamente se destina.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.