Museu LOAD ZX celebra o seu quarto aniversário a 27 de outubro
O Museu LOAD ZX Spectrum vai comemorar no domingo, dia 27 de outubro, o seu quarto aniversário, de forma online, com início às 20h45. Além de toda a equipa vão participar na celebração vários convidados especiais.
O evento será dividido em duas partes: a primeira em português e a segunda, em inglês, com início previsto para pouco depois das 22h00.
Sem revelar muitos detalhes, o museu antecipa um destaque que vai além de todas as expectativas, a sessão 'Achieving the Impossible: The Lost ZX Network'. Este momento promete ser um “marco histórico e um momento imperdível para os fãs” de tecnologia retro e da arqueologia computacional.
“O quarto aniversário do Museu LOAD ZX Spectrum é uma celebração não apenas da sua história, mas também do impacto crescente que tem tido na comunidade de fãs do ZX Spectrum e da cultura retro. Ao longo destes quatro anos, o museu tornou-se um centro de inovação e preservação, promovendo eventos únicos e parcerias que vão além das fronteiras nacionais”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
O museu facilitou o trabalho da produtora nacional Galgo Filmes que produziu para a RTP o documentário “TIMEX - Uma Revolução Por Contar” e uma mini-série intitulada “ZX Spectrum: 1982 e mais além”, ambas a aguardar estreia televisiva.
Ao mesmo tempo, internacionalmente, o museu participou no documentário britânico “The Rubber-Keyed Wonder” que teve antestreia na maior sala de Inglaterra em outubro de 2024.
Recorde-se que, este espaço abriu portas no dia 17 de outubro de 2020, na cidade de Cantanhede.
Localizado na antiga escola primária Conde Ferreira, bem no centro desta cidade do distrito de Coimbra, o espaço foi inaugurado com provavelmente a maior coleção mundial de invenções de Sir Clive Sinclair, com particular destaque para o microcomputador ZX Spectrum.
Este projeto, nascido em território nacional fruto da visão do colecionador e engenheiro informático João Diogo Ramos, natural de Cantanhede, homenageia os pioneiros que colocaram os computadores nas nossas casas durante os anos 80.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.