Teatrão em Coimbra apresenta nova produção a partir de Ricardo III
As comemorações dos 25 anos do teatrão estendem-se ao longo do ano de 2019 com três criações originais para assinalar o aniversário. A primeira, que concentra as atenções na data de aniversário da companhia e no Dia Mundial do Teatro, é RICHARD’S, uma adaptação de Ricardo III de William Shakespeare, feita pela mão de dois colaboradores habituais da casa: Jorge Louraço Figueira e Marco Antonio Rodrigues. Em maio a companhia estreia no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), no Porto, o texto do argentino Maurício Kartun, ALA DE CRIADOS. Em outubro, estreia em Palmela, a co-produção com o Bando de GUARDA-CHUVAS, a partir de Afonso Cruz. Todas as criações fazem temporada em Coimbra, na OMT.
Richard’s inaugura a Casa do Poder, o ciclo temático que sucede a Casa Portuguesa, o conjunto de produções, debates e estudos que a companhia produziu ao longo de 2018 sobre o Estado Novo. Agora, a companhia coloca a tónica nas estruturas que submetem, alienam ou domesticam o corpo social e na incapacidade de construção de uma alternativa ao upgrade do sistema capitalista, cuja última sofisticação permite a cavalgada de movimentos nacionalistas e fascistas um pouco por todo o lado.
A adaptação do texto de Shakespeare desloca o ponto de vista de quem conta a história. Nesta versão, em vez de Ricardo partilhar com o espetador a sua estratégia de ascensão ao poder, quatro investigadoras/rainhas tentam descortinar esse caminho, reabrindo o processo que investiga o assassinato dos príncipes herdeiros da Casa de Iorque. Para isso, leem-se depoimentos, fazem-se reconstituições e apresentam-se provas que adensam a trama e põem a descoberto uma teia de favores, manipulações e conspirações.
Nesta produção, Jorge Louraço Figueira regressa ao trabalho de dramaturgia com o Teatrão depois de trabalhos tão importantes como Dom Quixote (de Coimbra) (2009), República(s)(2010) ou Conta-me como é (2013). Richard’s assinala também o regresso do encenador Marco Antonio Rodrigues, depois de êxitos como O Círculo de Giz Caucasiano (2007), Noite de Reis (2010) ou ainda a mais recente Três Irmãs (Making-of) (2015).
Aos colaboradores mais antigos, unem-se parcerias mais recentes. É o caso da direção musical de Vitor Torpedo (Tédio Boys, The Parkinsons, e atual co-curador dos concertos da Tabacaria), compositor de temas originais para o espetáculo que serão interpretados ao vivo ao lado de Rafael Silva (The Lazy Faithful, Fugly) e de Ricardo Brito (The Parkinsons, Wakadelics), resultando no feliz encontro de diferentes gerações na produção que assinala os 25 anos da companhia.
Richard’s
De 4 a 18 de abril
Qua a sáb às 21h30
Dom às 19h
Entrada: 4 a 10€