Estreia absoluta de Mu[n]da | Fado Collective no Festival Correntes de um só Rio em Coimbra
![MU[N]DA-71.jpg](https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/5b1ef690b98a78ce8752fa51/1632936026531-G5QP9KXI86Q775WVOG8L/MU%5BN%5DDA-71.jpg)
Será no dia 8 de Outubro que Mu[n]da | Fado Collective irá apresentar-se pela primeira vez, num concerto inserido no festival Correntes de um só Rio, no Convento São Francisco, em Coimbra, a cidade que viu nascer este projecto, em Janeiro de 2020.
Constituído por músicos das mais diversas áreas, este coletivo reparte-se em dois grupos distintos – um ensemble de instrumentos de sopro e um trio de fado.
É um coletivo onde a tradição se ergue junto da contemporaneidade. Uma celebração da diversidade do expoente máximo da expressão artística coimbrense - o fado, recorrendo à exploração de sonoridades históricas em sinergia com timbres atuais. É um projeto que percorre o espólio das canções que nos lembram Coimbra e as suas gentes, através de arranjos e versões originais e que conta histórias de forma mágica, proporcionando um momento único ao público.
Neste primeiro concerto, irão apresentar evoca[N]ção, um projecto que traz a lembrança do estilo sério, elegíaco, lírico e apaixonado do fado-canção de Coimbra que mais do que ser ouvido, é replicado por muitas vozes, que imortalizaram o amor e a saudade, a academia e a cidade, que fixam as ruas e as novas almas que buscam de igual modo a eternidade.
A Biblioteca Municipal de Penacova prepara-se para receber, entre 17 e 22 de abril, o 1º Festival Literário de Penacova,