A Oficina vai ser uma apresentação do mais importante género de teatro popular italiano: a Commedia dell’Arte.
A oficina consistirá numa breve apresentação deste género teatral, seguida de exercícios para a construção de um corpo que sustente e dê vida às máscaras.
Em termos específicos, serão trabalhadas três máscaras: o Zanni, ou o primeiro servo, o Arlequino, ou o servo astuto e o Pantalone, ou o velho da Commedia. O conhecimento das máscaras como arquétipos vai ser uma revelação para os atores: as máscaras sao tipos-fixos, que apesar de trabalhadas de diferentes formas, estão presentes em todos os géneros de teatro, em todas as sociedades e em todas as tradições.
Nesso sentido, a Commedia dell’Arte torna-se numa caixa de ferramentas úteis quer para os atores que trabalham no teatro popular quer para aqueles que desenvolvem a sua atividade no teatro moderno e contemporâneo.
Por isso, a Commedia dell’Arte, mais do que um ‘género’, pode revelar-se como um instrumento pedagógico para o ator, porque fornece as ferramentas necessárias para a composição de qualquer papel.
------------------------------------
A FORMADORA
------------------------------------
Angela Dionisia Severino - Começou o seu percurso na dança clássica e contemporânea e, depois 10 anos de estúdio, descobriu o teatro. A sua formação foi muito heterogénea: não em escolas ou academias mas em trabalho de campo com diferentes encenadores e companhias: a primeira, uma companhia de improvisação que fez uma digressão para as prisões de Nápoles. No ano de 2014 entrou na companhia de Commedia dell’Arte dirigida por Luca Gatta, com quem foi atriz durante três anos. Neste período de formação descobriu o mundo das máscaras, o universo da pantomima e do teatro No, da Ópera Chinesa e outras formas de teatro tradicionais. No ano de 2017 interpreta a gata no último espetáculo de Michele Del Grosso, que levou a cena uma história napolitana tradicional num ambiente circense: ‘La gatta Cenerentola… assassina per amore’. No ano de 2018 entrou na companhia italo-espanhola ‘Enanas de Lanas’ para construir um espetáculo de bonecos e teatro de figuras. Interessada nos contos populares, trabalha há dois anos com Fioravante Rea na escrita e na interpretação do seu próprio conto.
---------------------------------------
CONDIÇÕES
O acesso à Oficina é gratuito, sendo que o Loucomotiva aceitará um donativo de qualquer valor por parte dos inscritos, para que possa continuar a promover iniciativas de índole formativa com artistas convidados.
Máximo de 15 inscrições. É necessário reserva antecipada.
----------------------------------------
PÚBLICO-ALVO
Dirigido a profissionais e estudantes de artes performativas.
---------------------------------------
ENTREGA DE CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO
Voltar para todos os eventos
Evento Anterior: 2 de fevereiro
BIA FERREIRA | SALÃO BRAZIL
Evento Posterior: 14 de fevereiro
Xutos & Pontapés | Montepio às vezes o amor
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.