Voltar para todos os eventos

Rita Dias apresenta o livro "O Encontro do Tempo Ternário"

Esta sexta A Grande Emissão do Mundo Português é antecedida pela apresentação do livro O Encontro do Tempo Ternário. Ao final da tarde a Oficina Municipal do Teatro recebe Ana Dalma, autora desta edição de poesia e alter-ego de Rita Dias, cantora e compositora portuguesa que em 2018 participou no Festival da Canção. A apresentação será feita pelo poeta lisboeta António Carlos Cortez. 


“O amor e as frustrações que dele podem originar, o desejo, a maternidade, o envelhecimento, o fim, etapas que farão parte da vida de todas as mulheres são escritas primorosamente em O Encontro do Tempo Ternário”, diz a sinopse do livro. E José Luís Peixoto confirma, na primeira página do livro, quando nos conta que “à medida que progredimos na leitura, sentimos que há uma história a ser contada (…) Este é um livro sobre a mulher, sobre o seu tempo, e, por isso, é um livro sobre a natureza humana.” 


Editada inicialmente no Brasil, a primeira edição de poesia de Ana Dalma chega agora a Portugal pela mão da Gato Bravo. Depois da apresentação em Lisboa, O Encontro do Tempo Ternário faz uma paragem em Coimbra, cidade de onde a cantora e poeta é natural.


À vontade com as letras, Rita Dias canta e compõe sobre o país, as cidades, as aldeias, as pessoas, o fado, as ideias e as memórias. Na música juntou-se aos “malabaristas” Filipe Almeida, André Rosinha, Alexandre Alves e Pedro Nobre, músicos que em 2013 a acompanharam no lançamento do álbum “Com os pés na terra”. Mistura Brasil e Portugal, porque já morou nos dois. Entre parcerias com Paulo de Carvalho, Celina da Piedade e Tiago Curado de Almeida, participou no Festival da Canção com o tema “Com gosto amigo”.


Na Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro a sessão de apresentação começa com António Carlos Cortez, vencedor do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro de poesia em 2010, com obras publicadas no México e no Brasil e incluído em várias antologias de poesia em Portugal e no estrangeiro.

O Encontro do Tempo Ternário - Capa.jpg