Coimbra vai dedicar três dias à música folclórica, com o evento Folkoimbra a decorrer, de 30 de agosto a 1 de setembro, na Praça do Comércio, em plena Baixa da cidade. Uma iniciativa que é uma homenagem à música folclóricas e aos grupos folclóricos do concelho e da região e que visa, também, garantir a animação do centro histórico em pleno verão. O evento arranca às 18h00 de sexta-feira, 30 de agosto, com encerramento previsto às 23h00 e prolonga-se no sábado e no domingo, das 12h00 às 23h00.
No primeiro dia, estão previstas as atuações do Grupo de Concertinas Sons da Casconha (18h00), Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (21h00) e Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila (21h30). No segundo dia, o destaque vai para as atuações do Grupo de Bombos Só Pedra (17h00), Grupo Folk Os Carapaus (Grupo Galego) (20h15), Grupo Folclórico do Bairro do Brinca (21h30) e Amigos da Paródia (22h30). No último dia do eventos, a animação vai ficar a cargo do Grupo Folclórico de Coimbra (17h00), Rancho As Moleirinhas de Casconha (18h00), Tuna Mista do Areeiro – Associação Cultural e Recreativa de Coimbra (19h00) e Amigos da Paródia (20h00).
O evento vai contar, ainda, com uma componente de restauração e bebidas, com as comidas e os petiscos a serem confecionados pelos grupos que participam na organização do evento. O FolKoimbra vai contar com a participação do Grupo Folclórico de Coimbra, Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras, Rancho Moleirinhas de Casconha, Grupo de Concertinas Sons de Casconha, FNA – Núcleo Cidade Coimbra, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila, Grupo Etnográfico da Região de Coimbra
O menu de Kateryna é uma fusão de pratos tradicionais ucranianos, clássicos portugueses e influências francesas, refletindo a sua diversificada experiência culinária.
André Sardet, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Segue-me à Capela, Coro Ao Centro (do NRC.LPCC), José de Portugal e João Farinha
A tour começa no dia 23 de maio e inclui estreias em países como Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo, além de regressos a palcos familiares em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e outros.
O menu de Kateryna é uma fusão de pratos tradicionais ucranianos, clássicos portugueses e influências francesas, refletindo a sua diversificada experiência culinária.