AmarElo: Artivismo e as Epistemologias do Sul
- TAGV 184 Av. Sá da Bandeira Coimbra, Coimbra, 3000-343 Portugal (mapa)
Construir as Epistemologias do Sul
19 outubro 19h00 — 21h00
AmarElo: Artivismo e as Epistemologias do Sul
Filme + Conversa pós filme com Emicida, Boaventura de Sousa Santos e Sara Araújo
Desde 2011, o Centro de Estudos Sociais CES, no âmbito do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, hoje transformado em Programa de Investigação em Epistemologias do Sul, tem vindo a promover atividades e eventos que nascem da vontade de combinar arte e ciência, transgredir as fronteiras entre saber académico e conhecimento nascido nas lutas sociais e reconhecer o papel das emoções na criação de saber transformador.
"Há palavras que nasceram para a porrada", "Alice na cidade: Ciências Sociais, Rap e Mais", "Rapensando as Ciências Sociais e a Política" foram encontros de ecologia de saberes, realizados em Coimbra, que juntaram rap, funk, kuduro, música cigana, histórias populares, poesia e conhecimento académico.
Neste quarto evento, a academia é desafiada pela leitura da história contada no documentário "AmarElo. É tudo para Ontem", em que Emicida, celebrando o rico legado da cultura afro-brasileira, «mostra o grito da periferia deprimida». Após a visualização do filme segue-se uma conversa entre Emicida, Boaventura de Sousa Santos e Sara Araújo.
organização Centro de Estudos Sociais, Teatro Académico de Gil Vicente e Laboratório Fantasma
conversa com Emicida, Boaventura de Sousa Santos, Sara Araújo
moderação Tatiana Moura, CES/Promundo
auditório TAGV
duração aprox. 1h30
todos os públicos
entrada gratuita
Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente”, de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
“A Matança do Porco do Pai” tem uma duração aproximada de 100 minutos e está indicado para maiores de 16 anos. Os bilhetes estão disponíveis na OMT, postos Ticketline ou online
Em março, destaque absoluto da programação JACC/Salão Brazil para o Bill Frisell Trio, com Thomas Morgan e Rudy Royston.
A Ciência não vai de Férias... de Carnaval! E a nossa fórmula para as melhores férias volta a ter dois magníficos espaços à escolha: o UC Exploratório ou o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra!
usof e asio otus, artistas do coletivo que promove eventos regulares de música ambient em Lisboa, juntam-se desta vez para tocar em formato híbrido.
A entrada no espetáculo “Fernando Rolim – As ondas de um mar sem fim: Oito décadas de dedicação ao Fado e à Canção de Coimbra” é gratuita e os bilhetes poderão ser levantados
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.