5 visitas guiadas ao património que não podes perder durante o mês de maio em Coimbra!
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra organiza, durante o mês de maio, cinco visitas guiadas ao património edificado, natural e imaterial da cidade. “Azulejos do Século XX - Abel Manta”, “Rio Mondego: Evolução Urbana e Zona Ribeirinha”, “Reviver o Património da Baixa”, “Coimbra da Inquisição à República” e “Coimbra Literária” são os itinerários propostos para este mês. A participação nas visitas guiadas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, do email roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro).
O programa de visitas guiadas promovido pela CM de Coimbra para o mês de maio convida a conhecer zonas emblemáticas da cidade, focando-se no património da Baixa e na importância do rio Mondego no contexto da evolução urbana. Entre as opções apresentadas, os participantes poderão ainda percorrer os locais da cidade que evocam grandes nomes da literatura portuguesa e que, com a sua marca, contribuíram para engrandecer o nome da cidade. O património azulejar (existente no edifício da Associação Académica de Coimbra) é outro dos temas abordados, estando também incluída na programação uma visita que contextualiza, através de aspetos histórico-artísticos, espaços da cidade ligados à Inquisição.
O programa começa no dia 9 de maio, às 15h00, com o tema “Azulejos do Século XX - Abel Manta”. Trata-se de uma visita guiada ao património azulejar existente no edifício da Associação Académica de Coimbra, da autoria de Abel Manta, focando aspetos históricos e artísticos desta arte decorativa. O ponto de encontro é no posto municipal de Coimbra da Praça da República. Já no dia 11 de maio, às 15h00, a visita guiada centra-se no rio Mondego e o objetivo passa por dar a conhecer a margem esquerda da cidade, explorando a importância do Mondego ao longo da história, bem como o de algumas edificações, aludindo às tradições e vivências citadinas, que contribuem para a promoção da identidade histórico-cultural de Coimbra. O ponto de encontro é nas escadas do Convento São Francisco.
O património da Baixa vai ser o tema da visita prevista para 16 de maio, às 15h00, numa descoberta pelas ruas do centro histórico, realçando a importância do património e na evolução deste espaço citadino no limiar do séc. XX. O ponto de encontro é no átrio da CM de Coimbra. “Coimbra da Inquisição à República” é o tema da visita que se segue, marcada para o dia 25 de maio, às 15h00. O objetivo passa por contextualizar, através de aspetos histórico-artísticos, espaços da cidade ligados à Inquisição e suas ações, até à implantação da República. O ponto de encontro é no Pátio da Inquisição.
Por último, no dia 30 de maio, às 15h00, parte-se à descoberta de “Coimbra Literária”, por espaços (exteriores) que remetem para a vida e obra de grandes autores da literatura portuguesa que estudaram, viveram e/ou trabalharam em Coimbra. Ao longo deste percurso vão ser focadas as respetivas biografias e obras literárias, bem como alguns aspetos histórico-artísticos dos diferentes locais. Durante o itinerário, vai ser lidos excertos de obras, bem como testemunhos de contemporâneos, onde são feitas referências a Coimbra e aos respetivos escritores. O ponto de encontro é na Praça D. Dinis.
Estas visitas temáticas são dirigidas ao público em geral e acolhem um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, do email roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro). Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.