No próximo sábado há Feira de Artesanato Urbano na Praça do Comércio!
A Feira de Artesanato Urbano está de volta à Praça do Comércio no próximo sábado, 9 outubro, das 9h00 às 19h00. Um evento de promoção dos produtos artesanais de cariz urbano, que alcança cada vez maior relevância no atual contexto cultural, social e económico. O certame contribuiu, ainda, para a dinamização do espaço recentemente requalificado pela Câmara Municipal de Coimbra, que se pretende que seja um importante polo de atração cultural e turística na cidade. A Feira de Artesanato Urbano vai decorrer no total cumprimento das regras das autoridades de saúde e de segurança de expositores e do público.
A Câmara Municipal dá, assim, continuidade a uma área de programação que promove os produtos artesanais de cariz urbano. A iniciativa, além de divulgar uma área que alcança cada vez maior expressão no atual contexto social e económico, pretende incentivar a população a práticas regulares de lazer e socialização, que se refletem no aumento da afluência de pessoas ao coração da cidade, fomentando, igualmente, uma maior dinâmica no comércio da Baixa de Coimbra. O evento decorre nos segundos sábados do mês, estando previstas outras realizações nos dias 13 de novembro e 11 de dezembro.
Recorde-se que a Feira de Artesanato Urbano foi suspensa, em março de 2020, devido à situação pandémica. O evento regressou no passado mês de setembro com o objetivo de fomentar a atividade cultural na Baixa da cidade e incentivar a recuperação da atividade económica local. O certame apresenta produtos ligados às mais diversas áreas de produção artesanal e a adesão obedece, a cada edição, a um processo de inscrição, associado a critérios de seleção que privilegiam, entre outros fatores, a tipologia, a qualidade, a originalidade e a inovação dos produtos criados.
A concretização da iniciativa respeitará todas as normas em vigor e as medidas que determinam práticas consolidadas de minimização dos riscos de contágio da COVID-19 na comunidade em geral, que poderá usufruir em pleno de um espaço secular que faz parte da identidade conimbricense no que respeita a trocas comerciais e de convivialidade.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.