“Orquestra Clássica do Centro & Quinta do Bill” no Convento São Francisco

OCC, Quinta do Bill e filarmónicas de Coimbra juntos em palco no Convento São Francisco

 

O Convento São Francisco acolhe, já no próximo domingo, dia 5 de setembro, pelas 21h30, o concerto “Orquestra Clássica do Centro & Quinta do Bill”. Um espetáculo que junta a conceituada banda nacional de folk rock Quinta do Bill à formação orquestral de Coimbra para uma apresentação de um reportório surpreendente. A iniciativa torna-se ainda mais diferenciadora pela participação de elementos das três filarmónicas concelhias: a Associação Filarmónica Adriano Soares, a Associação Recreativa e Musical de Ceira e a Filarmónica União Taveirense. Um concerto a não perder, de entrada gratuita, sujeito ao levantamento do ingresso na bilheteira do Convento São Francisco, a partir de amanhã, 3 de setembro, pelas 15h00.

 

“Orquestra Clássica do Centro & Quinta do Bill” promete ser um concerto ímpar e diferenciador, juntando o folk rock à música clássica e contando também com a participação de elementos das filarmónicas concelhias. A entrada no concerto é gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso na bilheteira do Convento São Francisco (diariamente, entre as 15h00 e as 20h00), a partir de amanhã, 3 de setembro. A iniciativa respeita todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, em prol da salvaguarda da saúde pública e segurança relativamente à mitigação da COVID-19.

 

O espetáculo decorre no âmbito do projeto “Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0”, numa parceria entre os municípios de Coimbra, Alcobaça, Batalha e Tomar contando, ainda, com a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal como parceiro institucional e com a Orquestra Clássica do Centro como parceiro copromotor.

 

Recorde-se que o projeto, financiado por fundos comunitários, visa promover a dinamização e o desenvolvimento do património cultural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade de territórios, designadamente, através da sua qualificação e valorização turística. Com recurso a uma programação consolidada e estruturada em rede, de abrangência intermunicipal, a iniciativa procura contribuir para a criação ou diversificação de públicos e da oferta turística; para o envolvimento de agentes culturais regionais, nacionais e internacionais nos processos de produção e criação artística; para o reforço do sentimento de pertença das comunidades locais com os lugares classificados; e para a implementação de uma estratégia de comunicação e promoção eficaz e positivamente impactante na perceção dos visitantes e turistas dos Lugares Património Mundial.

 

O projeto “Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0” prevê ainda, no último trimestre deste ano, a realização de uma exposição que integrará a 4ª edição do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, cujo objetivo primordial é a criação de um diálogo entre arte contemporânea e património, explorando as múltiplas possibilidades geradas pela classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A iniciativa procura inscrever-se com maior visibilidade no Portugal Centro, sugerindo programação para os lugares-património, com atividades que resultam da interação entre os criadores e os espaços, fazendo dos monumentos o sujeito da ação artística.

 

Informa-se, ainda, que município de Tomar (parceiro do projeto), onde surgiu a banda Quinta do Bill, em 1987, acolhe no sábado, 4 de setembro, um espetáculo com formato similar ao concerto programado para domingo em Coimbra, juntando à banda folk rock com mais de trinta anos de carreira a Orquestra de Sopros do Médio Tejo.

 

Estas e outras informações sobre o espetáculo “Orquestra Clássica do Centro & Quinta do Bill” podem ser obtidas através do telefone n.º 239857191 ou via e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

COIMBRAEXPLOREComentário