Abertura do Abril Dança Coimbra completamente esgotada com TIME
Depois de dois ensaios abertos muito bem-sucedidos, os bilhetes para a sessão de estreia de TIME estão completamente esgotados. TIME é o título da nova criação do Teatrão, dirigida por Aldara Bizarro – bailarina, coreógrafa e com extenso trabalho na pedagogia da dança e trabalho com comunidades. A estreia deste espetáculo está marcada para 30 de março às 21h30, na Sala Grande da OMT, momento que irá assinalar também a abertura do programa de espetáculos do Abril Dança Coimbra, festival coorganizado pel’A Escola da Noite, Convento São Francisco, Teatrão e Teatro Académico Gil Vicente.
TIME é mais um desafio do Teatrão na pesquisa através de outras linguagens artísticas – no caso, a dança. Trata-se ainda de um espetáculo em que procurámos trabalhar a integração da Língua Gestual Portuguesa de uma forma tal que acabou por determinar toda a construção do espetáculo. Por último, este é um espetáculo para todos os públicos, mas pensado a partir da adolescência, uma faixa etária determinante para novos públicos nas artes performativas.
A atenção especial a estes públicos deu origem a um ciclo de oficinas "Dançar o Tempo" e inclui iniciativas como o Fórum Jovens Críticos. Indo ao encontro do objetivo de chegar mais perto dos interesses de adolescentes e jovens adultos, damos continuidade ao trabalho pedagógico desenvolvido ao longo dos anos, tendo a nossa equipa estado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores a conversar com os alunos do secundário sobre teatro e sobre vários momentos da criação teatral. Ao longo da temporada vamos ainda receber escolas de toda a região.
TIME está em cena até 22 de abril, com apresentações semanais interrompidas somente entre 7 e 9 de abril. Os espetáculos decorrem quartas e quintas-feiras às 19h e sextas, sábados e domingos às 21h30 (a sessão de dia 02/04 está prevista para as 17h). Os bilhetes estão disponíveis para compra na OMT e na Ticketline, ou através do link https://bit.ly/BilhetesTIME
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.