Tim Reaper, Animistic Beliefs, Real Guns e Terebentina são as novas confirmações do Palco RUC
Tim Reaper, Animistic Beliefs, Real Guns e Terebentina são as novas confirmações do Palco RUC. De 19 a 22 de maio, o palco alternativo da Queima das Fitas, com programação e curadoria da Rádio Universidade de Coimbra, vai contar com a presença destes quatro projetos, que se juntam às nova-iorquinas Deli Girls.
O produtor e DJ britânico Tim Reaper passa pela Praça da Canção na noite de 19 de maio e traz o melhor da música eletrónica de dança do Reino Unido para esta sua estreia absoluta em Portugal. Produtor de faixas exuberantes, inspirado pelo Jungle, Drum & Bass e Breakbeat Hardcore da década de 90, traz uma visão e sonoridade futurísticas que o colocam na vanguarda desta cena. Um aficionado pelo mundo dos breaks, 12'', dubplates e bootlegs, estreou-se em 2010, com apenas 17 anos e desde aí lançou dezenas de EPs e Singles em selos de editoras como Green Bay Wax, Blu Mar Ten Music e 7th Storey Projects, fundando ainda a Globex Corp e a Future Retro Label.
Animistic Beliefs é um projeto de Roterdão que vai atuar na noite de 20 de maio, trazendo-nos uma essência das tradições e músicas ligadas à ascendência moluca e vietnamita-chinesa dos membros do duo – Marvin e Linh, respetivamente. Conheceram-se quando ainda eram adolescentes na cena de clubs de Roterdão e aprofundaram a sua amizade com uma paixão partilhada por equipamento analógico. Ao vivo, este amor pelo modular traduz-se em concertos sempre bastante únicos e irrepetíveis, mas consistentemente arrebatadores, mais intensos, rápidos e ritualísticos do que os seus registos de estúdio. Animistic Beliefs prometem levar-nos num ritual de sonoridades que viajam entre o Techno, IDM e estas sonoridades do sudeste asiático, onde Linh aprofunda a catarse com vocais punk que habitam por cima dos kicks pneumáticos e loops metálicos de Marvin.
A noite de dia 21 de maio traz-nos uma reunião única. Terebentina é um mítico projeto de Noise Rock e Post-Punk do Porto que, entre 2018 e 2020, tomou de assalto o circuito underground da Invicta. Tocaram em todos os palcos da cidade, desde a casa de banho do Passos Manuel ao Understage do Rivoli. Com uma energia frenética e som abrasivo, são famosos pela anarquia e entrega total nos seus concertos. Terebentina junta quase dez músicos em palco num exercício de liberdade total próprio do Colectivo Bergado – coletivo portuense que junta pessoas de todas as áreas artísticas e que tem feito mexer muito do circuito de música e arte contemporânea da cidade. Desde a pandemia os concertos foram escassos e focaram-se na edição discográfica, tendo editado um álbum ao vivo e o mais recente “Um palmo acima do chão”, lançado no final do ano passado.
É no dia 22 de maio que vivenciamos os quadros vivos e retratos do quotidiano de Real Guns, que conta a sua história através da poesia dos versos que nos traz – sobretudo em crioulo. A sua carreira não é longa, mas conta já com vários hit singles, com milhões de visualizações no YouTube e audições no Spotify, como "WAG1", "Gang Conspiracy", "Morto Vivo" ou "Na Mapa", entre tantos outros. O rapper Ovilton Fernandes Santiago, nascido em São Tomé, desenvolveu o sonho da música entre o Cacém e a Couva da Moura, onde passou a sua juventude. A continuação deste sonho personifica-se no Palco RUC, onde vai tocar acompanhado de guitarrista e saxofonista.
Por fim, será ainda sorteado um bilhete geral e vários pontuais em cada um de dois eventos de warm-up que vão aquecer Coimbra nos dias 29 de abril e 5 de maio, na Casa das Artes Bissaya Barreto e no Salão Brazil, respetivamente. Basta aparecer nos concertos para ficar habilitado a ganhar um destes prémios. No dia 29 de abril, às 22h, Moss Kissing e Amuleto Apotropaico prometem dois concertos de alta intensidade na garagem da Casa das Artes. Na semana seguinte, Ben Yosei e BBB Hairdryer tocam numa noite muito especial no Salão Brazil.
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.