Os melhores Brunches em Coimbra!
Há melhor do que acordar sem despertador, ao fim-de-semana, e seguir diretamente para um delicioso Brunch? A nós não nos ocorre melhor plano e, por isso, decidimos partilhar consigo uma lista de sugestões para aproveitar os melhores Brunches de Coimbra com família ou amigos.
Começamos com um dos primeiros Brunches da cidade, o Gourmet da Maria. No número 28 da Alameda Armando Gonçalves, em Celas, encontramos um clássico no que toca a este, dois em um, que são os Brunches. Um pequeno-almoço que também é um almoço de encher as medidas. No Gourmet da Maria há três opções de Brunches em menu: o Brunch Manel, o Brunch Maria e o Brunch Xico. Nestes menus encontramos as mais variadas iguarias, desde os scones, às panquecas, os iogurtes e os ovos. Aqui não falta nada, muito menos um delicioso Cappuccino ou Abatanado para acompanhar. Só precisa de ir e escolher o que mais lhe agradar. Mas se é dos que não gosta de estar limitado por um menu predefinido não há problema nenhum. No Gourmet da Maria não faltam opções para criar um brunch à sua medida. Mas avisamos já que a escolha não vai ser fácil. Pode optar pelas panquecas de banana, pelas tradicionais, as de chocolate ou frutos vermelhos, pelos scones, os crepes doces ou salgados ou pelos iogurtes com os mais deliciosos acompanhamentos e toppings. Também as tostas e saladas estão neste menu. O Gourmet da Maria está aberto todos os dias, por isso, só precisa mesmo de escolher um dia e ir.
De um clássico passamos para uma das novidades no que toca a Brunches, em Coimbra. O Legumes e Outros Vícios, conhecido pela sua comida deliciosa e saudável, acaba de abrir um restaurante onde tem, também, Brunch das 10h às 19h, na Rua de Angola onde em tempos esteve o saudoso Azucar - Restaurante Mexicano. No menu de Brunch do Legumes & Vícios a oferta é muita e variada. Vai desde as clássicas panquecas de aveia com granola caseira, frutos secos e mel ou maple syrup até umas panquecas gulosas mas saudáveis com mousse proteica de caramelo, crocante de bolacha de aveia, banana e raspas de chocolate negro. Mas não se ficam pelas panquecas. Os clássicos ovos benedict também fazem parte do menu, bem como, outras opções para os fãs de ovos. Se o leitor é dos que não dispensa um pãozinho para começar o dia, pode ficar tranquilo, por lá também há muitas e boas opções de tostas: tosta de abacate com queijo fumado, ovo escalfado, tomate cherry e granola caseira, tosta com húmus de beterraba, espinafres salteados, seleção de cogumelos selvagens trufados, laranja e sementes de abóbora torradas com curcuma. As bowls e os wraps também não foram esquecidas pela equipa do Legumes & Vícios quando criou este menu de babar. Já sabe, todos os dias, das 10h às 19h, tem este delicioso brunch à sua espera.
No número 81 da Rua Visconde da Luz, encontra mais um Brunch que conquistou os Coimbrinhas desde a sua abertura, falamos do Kaju Brunch Restaurant. No Kaju vai encontrar todas as iguarias de um brunch com um “plus” de pratos orientais. Panquecas vegan, panquecas de doce de leite ou de pistácio, panquecas Kaju que levam uma gulosa e muito saborosa bola de gelado, banana, maple, cajus… um regalo para a alma. Mas também há ovos benedict com os clássicos english muffin e o acompanhamento que mais lhe agradar: bacon, abacate, tomate e cogumelos ou salmão. É só escolher. Para os fãs de clássicos, a French toast pode ser uma ótima opção. Destacamos ainda a vasta oferta de pratos orientais. O Pad Thai de camarão com noodles de arroz, ovo, cenoura, rebentos de soja, camarão tigre, ervilha torta, amendoim, lima e coentros, o Caril de frango ou o Tataky de Atum ou ainda o Nasi Goreng, arroz basmati e legumes salteados em gengibre e molho de soja, ovo e amendoim crocante. Está convencido? O kaju está aberto todos os dias das 9h00 às 18h30.
Ainda na Baixa e do mesmo grupo, não podemos deixar de falar d’O Croissant Brunch Restaurant, em plena Praça 8 de Maio. Aqui, tal como o nome não deixa enganar, os croissants assumem lugar de destaque. Doces ou salgados a oferta é para todos os gostos. Nos doces, o clássico Croissant Miami com nutella, banana, morangos e sementes de sésamo, o Croissant Eggy com doce de ovo e amêndoa laminada, para os que gostam de arriscar o Gelati d’O Croissant com nutella, morangos, gelado de nata e crumble ou o French Croissant Toast com iogurte natural, morangos, banana, granola e maple. Mas calma, as panquecas, os ovos, bagels e as tostas não ficaram esquecidas pel’O Croissant. Se preferir, há um menu de brunch com sumo de laranja, uma iogurte bowl ou uma panqueca clássica, mais um croissant salgado à escolha e café ou café americano para acompanhar. Também O Croissant abre todos os dias das 9h às 18h30.
Da Baixa passamos para o número 189 da Rua do Brasil onde está mais um Brunch a não perder, o Salatina Pastelaria & Brunch.
No Salatina encontramos um pouco de tudo o que não pode faltar num Brunch com um toque de originalidade e muito sabor. Há dois menus , o Brunch Menu e o Brunch vegan. No primeiro encontra croissant com compota, iogurte com fruta e granola, um prato à escolha da carta, brownie de chocolate, sumo de laranja e cappuccino ou chá ou machiato. No Brunch vegan tem torrada de fermentação natural com húmus de tomate seco, iogurte de côco com fruta e granola, um prato da carta à escolha e, também, sumo de laranja e cappuccino ou chá ou machiato. Se preferir ir à descoberta da carta vai encontrar muitas opções: ovos benedict com bolo do caco, bacon e molho holandês, ovos salatina com panquecas, abacate, cheddar, ovo estrelado e molho de manga e caril. Bagels de presunto ou salmão fumado. Wraps de frango ou vegan e, ainda, hambúrgueres vegetais. Como pode verificar, por aqui, também não faltam opções. O Salatina encerra às segundas-feiras e nos restantes dias está aberto das 10h às 19h.
Terminamos esta lista com uma novidade que o final do verão trouxe à nossa cidade, o Hey, Sunday Brunch Café, no número 62 da Avenida João das Regras. “Irmão mais novo” do Salatina, o Hey, Sunday não é só mais um Brunch, acreditem. Com uma carta de fazer crescer água na boca, sabemos que não se vai ficar só por uma visita. O Banana Bread com chantilly de iogurte, banana caramelizada e maple syrup é só uma das razões para isso. Mas há mais! A French Toast com creme russo e morangos baunilhados, os Ovos Carbonara com pão brioche, ovos mexidos, guanciale e parmesão, os Classic Italian com focaccia, mortadela italiana, burrata, rúcula, pistácio e óleo de manjericão, a Salada So Peachy com rúcula, presunto, burrata, pêssego caramelizado e balsâmico de sidra, o Purple Veggie com bagel, húmus de beterraba e avelã, falafels, salada aromática roxa e molho de iogurte e beterraba. E não há nada doce, pergunta o leitor? Há e vale bem a pena experimentar. Panquecas Choco Praliné com praliné de chocolate e avelã, caramelo salgado, avelãs torradas e chantilly ou as Tropical com curd de maracujá, manga, gelado de côco e maple syrup. O Hey, Sunday encerra à terça-feira e nos restantes dias abre das 10h às 19h30.
Não sabemos quanto ao leitor, mas por aqui esta lista abriu-nos bastante o apetite!
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,