‘Teatro Mais Pequeno do Mundo’ vai a 15 municípios da Região de Coimbra
Iniciativa do encenador Graeme Pulleyn é uma proposta do programa Coimbra Região de Cultura.
'O Teatro Mais Pequeno do Mundo' é a nova proposta artística do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ e vai percorrer 15 municípios da Região de Coimbra. Trata-se de um projeto do encenador Graeme Pulleyn que tem como objetivo levar o teatro às pessoas de uma forma mais envolvente e intimista. A digressão pela Região de Coimbra começa já no próximo dia 14 de fevereiro, com espetáculo na Pampilhosa da Serra, pelas 10h30, em frente à Câmara Municipal.
O ponto de partida deste projeto artístico multidisciplinar é uma roulotte clássica - ‘Penélope’ - que deixou de ser o meio de transporte de férias de uma família, para ser a casa do ‘Teatro Mais Pequeno do Mundo’. Aqui procura-se que o público participe em curtas metragens teatrais que pretendem, sobretudo, envolver as pessoas e aproximá-las dos artistas.
'Debaixo do capuz – Histórias de devorar e chorar por mais' é o tema da quinta edição do ‘Teatro Mais Pequeno do Mundo’ que convida os espetadores a juntarem-se a nós debaixo do capuz para saborear os contos tradicionais, com uma pitada de subversão. Mergulhamos no universo misterioso, encantado e obscuro destes contos e deliciamo-nos com os sonhos, os crimes e as expetativas das suas personagens. Destronando o famoso “viveram felizes para sempre”, elas fazem-nos questionar onde mora afinal a felicidade, a verdade, a justiça e a moral neste mundo moderno. Um espetáculo para devorar e chorar por mais.
‘O Teatro Mais Pequeno do Mundo’ vai também ser apresentado aos públicos de Montemor-o-Velho (2 de março), Mortágua (3 de março), Miranda do Corvo (7 de março), Penela (8 de março), Góis (9 de março), Tábua (10 de março), Mealhada (21 de março), Lousã (27 de março), Oliveira do Hospital (29 de março), Soure (30 de março), Vila Nova de Poiares (2 de abril), Arganil (3 de abril), Penacova (4 de abril) e Condeixa-a-Nova (5 de abril).
'Coimbra Região de Cultura' é uma rede de programação patrimonial e cultural que está a implementar mais de 150 iniciativas, sempre com entrada livre, nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.
'Coimbra Região de Cultura' é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.