“AMNION” no Museu da Água de Coimbra até 10 de janeiro de 2021

Fotografias: Vitor Murta

Fotografias: Vitor Murta

Para assinalar o Dia Mundial da Água foi inaugurada a exposição “AMNION” no Museu da Água de Coimbra que reúne a pintura de Juan Domingues, a escultura de Pedro Figueiredo e a fotografia de Vítor Murta.

O mote que deu nome à exposição/instalação é “AMNION”, a personagem que deu vida a esta exposição/instalação é uma substância líquida, incolor, inodora e insípida.

Deusas, ninfas protetoras e mitológicas compõem esta exposição, onde a força e a resiliência feminina se refletem a cada momento.

Em AMNION, que abarca um horizonte temporal que vai do Camões e das tágides, ninfas que habitam o Tejo e o Mondego, até aos dias de hoje, o espectador é convidado a estabelecer ligações, tecendo a sua narrativa com as personagens dos três capítulos da mostra, balizados pelas diferentes artes: escultura, desenho e pintura e fotografia.

Face à atual pandemia, causada pela propagação do vírus Covid-19  a empresa municipal Águas de Coimbra viu-se obrigada a cancelas as inúmeras ações de incentivo ao consumo de água da torneira e de sensibilização ambiental. Embora no final do mês tenha retomado pontualmente algumas das suas atividades, será um processo bastante incerto.

Para já, a Águas de Coimbra mantém a atividade do Museu da Água, espaço situado no Parque Dr. Manuel Braga onde dinamiza diversas atividades artísticas e culturais de sensibilização ambiental, a par de um vasto programa educativo dirigido às escolas.

A exposição de pintura, fotografia e escultura “Amnion”, da autoria de Juan Domingues, Victor Murta e Pedro Figueiredo marca a retoma do trabalho de sensibilização do uso responsável de água após um interregno causado pela Covid-19. Devido às restrições impostas à realização de eventos deste género, fruto da pandemia, a cerimónia inaugural não foi aberta ao público, tendo sido transmitida em direto, nas páginas de facebook do Museu da Água.

A exposição estará patente, no Museu da Água, até ao dia 10 de janeiro de 2021 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 18h00.

 

COIMBRAEXPLOREComentário