Cáritas de Coimbra apoia famílias com máscaras e produtos frescos
A campanha Máscara Solidária, da Cáritas de Coimbra, permitiu já angariar quase cinco mil euros, valor que corresponde à produção, entrega e pagamento de 1.640 máscaras sociais não cirúrgicas, anunciou hoje a instituição.
Iniciada em 15 de abril, a iniciativa “nasceu no Centro Comunitário de Inserção [em Coimbra] e tem como objetivo a compra de produtos frescos – iogurtes, carne, peixe, legumes e frutas – para famílias cuja situação económica e social foi agravada com a pandemia da covd-19”, afirma a Cáritas de Coimbra, numa nota enviada hoje à agência Lusa.
Do valor angariado – 4.945,83 euros – foram já utilizados cerca de 1.130 euros na compra de alimentos frescos, que “foram já entregues às famílias sinalizadas pelas técnicas do Centro Comunitário de Inserção”, que funciona na baixa de Coimbra, especifica.
“Estava previsto que a campanha Máscara Solidária terminasse em abril, mas, atendendo ao elevado volume de encomendas recebidas, irá prolongar-se até ao dia 15 de maio, alargando também o número de famílias que será possível apoiar”, destaca a Cáritas Diocesana de Coimbra.
Simultaneamente, o projeto Somos Família, que teve início igualmente em 15 de abril, já apoiou “20 famílias referenciadas, com um total de 57 elementos”, refere a instituição particular de solidariedade social (IPSS), indicando que, até ao final de abril, o Centro Comunitário de Inserção “tinha já assinaladas 38 famílias que totalizam 104 pessoas, sendo que destas 50 são crianças”.
Através desta ação, “pretende-se angariar famílias da sociedade civil que “adotem” estas famílias que estão a passar por momentos difíceis e às quais deverão entregar um cabaz por mês, recheado com produtos essenciais”, acrescenta.
“Neste momento, existem já mais famílias à espera de serem ‘adotadas’ e que com a ajuda das famílias da comunidade conseguirão ver as suas necessidades emergentes mais atenuadas”, sublinha a Cáritas.
Os interessados “em adotar uma família ainda o podem fazer, entrando em contacto com o Centro Comunitário de Inserção”, pelo telefone (239 855 840) ou por ‘email’ (ccinsercao@caritascoimbra.pt).
As famílias adotivas deverão reunir os bens para o cabaz e fazê-los chegar ao Centro Comunitário de Inserção, na Rua Direita, em Coimbra, ou noutro local, a acertar com técnicos do Centro.
A Cáritas Diocesana de Coimbra agradece, “uma vez mais”, a quem tem “tornado possível a concretização destas iniciativas, desde voluntários, colaboradores, parceiros, fornecedores e comunidade”.
“A generosidade demonstrada” materializa-se “em conforto para estas famílias, que estão a passar por situações de grande vulnerabilidade, agravadas durante a pandemia da covid-19”, conclui a Cáritas Diocesana de Coimbra.
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.