Em teletrabalho? Dizemos-te 5 sítios para trabalhar remotamente em Coimbra

cowomen-XC1Ccohy8P0-unsplash.jpg

Perante um tecido empresarial cada vez mais ligado ao digital, a flexibilização e descentralização dos ambientes de trabalho tornou-se já uma recorrência nesta segunda década do Século XXI.

Aliás, várias profissões mais tecnológicas (programação, engenharia informática, designer de logotipos ou gráfico, entre tantas outras) moveram-se predominantemente para o mundo online.

Hoje, equacionando a crise pandémica, é frequente ouvir-se (ou ler-se) que o “teletrabalho veio para ficar”. Vista agora como uma prática conjugável com o trabalho presencial e como um incentivo à produtividade dos trabalhadores, é possível que esta modalidade transforme o que é o posto de emprego convencional.

Enfatiza-se que teletrabalho não é sinónimo de “trabalhar a partir de casa”, nem perto disso.  Para quebrar a rotina, e caso te encontres em Coimbra, aqui ficam (sem hierarquização) alguns espaços funcionais e agradáveis para trabalhar remotamente.

1 - Espaço Municipal – Cowork Pátio, Criatividade e Inovação

O Cowork Pátio é um espaço inaugurado em 2019 pela Câmara Municipal de Coimbra. Situa-se no coração da cidade, no Pátio da Inquisição, no edifício da Ala Central do Antigo Colégio das Artes.

 A criação deste espaço prende-se com uma adaptação do município aos novos desafios tecnológicos, de forma a revitalizar o próprio centro urbano e adaptar-se ao tecido empresarial no século XXI.

Quanto à utilização deste espaço, deverá ser requerida via formulário de inscrição e será (ou não) concedida em função da taxa de ocupação dos escritórios.

Algumas condições base adicionais precisam de ser avaliadas, de forma a compreender se os futuros ocupantes se encaixam no perfil pretendido. Uma das exigências passa pela abertura de atividade independente ou empresarial há menos de três anos, servindo a doação do espaço de trabalho como incentivo.

Fechado aos fins de semana, o Cowork Pátio encontra-se aberto de segunda a sexta-feira das 9h00 às 22h00.

Em que se traduz o conceito de Coworking?

 O Coworking é um modelo cada vez mais popular entre trabalhadores independentes (e com a pandemia popularizado junto de assalariados). Apesar de envolver normalmente custos, o cowork tem diversas vantagens. O espaço do escritório, outros recursos de qualidade e serviços adicionais são partilhados e existe também a vantagem de alargamento da rede de contactos no local (networking).

Estes  ambientes de trabalho são em muitos casos ocupados por freelancers ligados ao digital, os quais encontram trabalho em plataformas nacionais como a Zaask (onde se registam, por exemplo, múltiplas empresas de edição de vídeo e profissionais independentes deste e de diversos outros ramos).

Em plataformas de freelancing poderás pesquisar por edição de vídeo preço (e por outras áreas profissionais cujo trabalho pode ser feito à distância, como comunicação ou fotografia) e encontrar inúmeras opções de prestadores de serviço.

Em último caso, esta é uma forma excelente de encontrar a concorrência e comparar preços.

2 - Fluxo Coworking

Regressando às melhores localizações para quem se encontra em teletrabalho em Coimbra, outra hipótese viável para trabalho remoto é o espaço Fluxo Coworking, situado no 6º piso na Rua Padre Estevão Cabral.

Esta localização abriu em 2021 e marca pela impressionante qualidade das instalações. O espaço está preparado para empresas mas também para a presença pontual de quem precise de um espaço para trabalhar para lá do home office.

Entre as suas características destacam-se:

 ●      Aberto 24 horas por dia.

●      Equipado com internet segura e privada de alta velocidade.

●      Sala de reuniões e conferências.

●      Serviço de bar/cafetaria e esplanada.

●      Impressoras.

●      Possibilidade de integração com serviço de contabilidade.

As visitas devem ser agendadas via email ou telemóvel, ambas presentes nas redes sociais dos escritórios.

3 - WeCoimbra

 O WeCoimbra é um espaço de coworking acessível, localizado no número 210 da Rua do Brasil, o qual custa a partir de 10€ por dia.

Aqui é possível reservar um espaço inteiro ou apenas uma secretária, neste que é um espaço que se afirma como pensado para nómadas digitais.

O espaço está registado na plataforma coworker.com desde 2019.

4 - Work Café Santander

Esta é uma solução algo distinta dentro do universo dos espaços de coworking, particularmente útil para quem esteja em teletrabalho de forma não permanente ou/e não tenha fundos para investir numa mensalidade de escritório partilhado.

O Work Café Santander, com localizações em Lisboa, Espinho e Coimbra, é um Café que serve também como espaço de trabalho livre de custos (sejamos ou não clientes do banco).

 Situa-se na Avenida Elísio de Moura, no Atrium Solum, e oferece wi-fi gratuito em todo o espaço. Aberto de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 17h30.

5 - Locais de Estudo e Bibliotecas dos Campus de Coimbra

Se um escritório de coworking mais formal não é para ti e trabalhar num café ou noutro espaço público se torna demasiado barulhento, então a cidade universitária por excelência em Portugal tem outra solução a oferecer.

Porque não optar por uma visita (ou várias) aos diversos espaços de estudo das instituições de ensino de Coimbra. São pouco barulhentos, têm acesso garantido a wi-fi estável e não são por norma restritos a estudantes.

Entre as hipóteses destacam-se:

●      Teatro Académico de Gil Vicente.

●      Salas de Leitura da Faculdade de Direito.

●      Biblioteca geral da Universidade de Coimbra.

●      Biblioteca da Escola Superior de Educação.

 Equacionando esta hipótese é pertinente confirmar os horários de funcionamento, os quais oscilam em função do período escolar/ período de férias. Em certas alturas do ano, como durante o pico dos exames, o usufruto destas localizações poderá complicar-se.

COIMBRAEXPLOREComentário