8 pequenos prazeres de quem vive na cidade de Coimbra!

Reunimos, neste artigo, oito pequenos prazeres de quem tem o privilégio de viver na Cidade de Coimbra. 

Comer uma "bela" bifana no Mijacão

Com perto de 100 anos de existência, a Taberna/Tasca Mijacão continua a ser célebre pelas suas Bifanas, "com a carne bem fininha", considerada por muitos como as melhores Bifanas da Cidade. Selecionámos o Mijacão mas podíamos falar de qualquer uma das outras Tascas de Coimbra, que são parte integrante do património social e cultural da nossa cidade e onde podemos “picar” tradicionais pratos e petiscos portugueses. 

Almoçar e / ou jantar à Beira Rio

Nas Docas de Coimbra podemos usufruir de um agradável almoço e/ou jantar com vista privilegiada para o Rio Mondego. Na Esplanada do Docas Rio, que oferece refeições mais ligeiras como tostas, hambúrgueres saladas ou bifes, ou na esplanada do icónico Itália, o restaurante italiano que dispensa apresentações. 

Deliciar-se com um Gelado Artesanal 

Desde 2019, que nas míticas escadas do Quebra Costas, uma das zonas com "mais pinta" da cidade, podemos deliciar-nos com os inconfundíveis Gelados Artesanais, à moda italiana, da Gelataria COSÌ. Criações únicas e originais criadas pelo Mestre Gelateiro Pedro Bapista, que já são um sucesso entre famílias, grupos de amigos e turistas.

Correr no Choupal 

Com cerca de 79 hectares, o "pulmão da cidade", a Mata Nacional do Choupal é o maior espaço verde da cidade. Com vários KM de corredores pedonais, entre a imponência e monumentalidade das árvores que ali se encontram, o Choupal é o local ideal para fazer umas caminhadas ou corridas. E o quanto pode ser libertador praticar exercício físico no meio da natureza?! Um verdadeiro "balão de oxigénio". 


Ouvir Fado de Coimbra no Café Santa Cruz 

Quão mágico e emotivo pode ser assistir a um espetáculo de Fado de Coimbra no Café mais antigo e emblemático da cidade? No Centenário Café Santa Cruz, no coração de Coimbra, há espetáculos de Fado de Coimbra, todos os dias, de entrada livre. Recordamos que o Fado de Coimbra é uma "expressão musical única no mundo" que temos a sorte de "nos pertencer". 

Esplanar na Praça da República

Dizer que a Praça da República pertence aos Estudantes é demasiado redutor. A verdade é que as Esplanadas da Praça estão, por norma, quase sempre preenchidas por grupos de amigos, sejam mais jovens ou mais velhos, a desfrutar dos pequenos prazeres da vida como beber um fino, partilhar uma empalhada e pôr a conversa em dia. 

Comprar no Comércio Tradicional da Baixa

Na Baixa de Coimbra ainda são várias as Lojas, com décadas e décadas de história, que sobrevivem à mudança dos tempos: lojas de pronto-a-vestir, floristas, chapelarias, casas de atoalhados e artigos têxteis para casa, ourivesarias, retrosarias e muito mais. Pessoas que mantém o comércio tradicional e de proximidade vivo, cada vez mais raro de encontrar, que temos vindo a destacar na rubrica “Gentes da Baixa de Coimbra”. 

Aproveitar o Melhor da Programação dos Principais Espaços Culturais da Cidade

Porque estamos também aqui para lhe facilitar a vida, partilhamos a nossa Agenda Mensal onde são divulgadas as programações dos principais espaços culturais da cidade - Convento São Francisco, no TAGV, na A Escola da Noite, no Teatrão - que incluem Cinema, Teatro, Música, Dança e muito mais. 

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário