Companhia de Évora traz Mia Couto e José Eduardo Agualusa ao palco da OMT
Foto: Luís Cutileiro
Na sexta-feira, 17 de maio, às 19h, a Oficina Municipal de Teatro (OMT) recebe a companhia eborense a bruxa Teatro, que traz até Coimbra a sua adaptação de “Chovem Amores na Rua do Matador”. Criado a partir da obra com o mesmo título de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, o espetáculo é inspirado pela “beleza poética do texto”, como revela a companhia. Ao longo de “Chovem Amores na Rua do Matador”, a bruxa Teatro propõe um espetáculo onde improvisação, contação de histórias, teatro físico e teatro de bonecos se misturam, explorando o jogo da teatralidade e a dialética entre o atuante que narra e o atuante que vive a história.
Durante 70 minutos, o espetáculo narra o conflito entre Baltazar Fortuna e as três mulheres com quem se relacionou: Mariana Chubichuba, Judite Malimali e Ermelinda Feitinha. Baltazar é um homem que anda amargurado com a vida, com Deus e consigo, portanto, regressa à vila onde vivem as três mulheres com uma única intenção: matar cada uma delas. Ele acredita que elas são as responsáveis pela sua vida de infortúnio. O que Baltazar não estava à espera é que elas não pretendem colaborar com o seu desejo: não lhes apetece morrer. Têm ideias próprias. Esse, acredita Baltazar, é o problema do Mundo: andarem a meter ideias na cabeça das mulheres. Logo nelas, diz Fortuna, que ‘Desde Eva que andam em contramão’.
Como conta o encenador, João Guisande: “Foram dois meses de um processo criativo em que tive o privilégio de trabalhar com a diversidade de corpos e vivências presente na equipe artística da a bruxa Teatro e o melhor disso tudo foi poder reunir neste trabalho quatro países de língua lusófona (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal) e reconhecer em sala de ensaio a potência e capacidade criativa que tem essa união, essa língua, essa coletividade, que cada vez mais se mostra necessária para enfrentarmos os problemas do nosso tempo.”
Este acolhimento marca o regresso da programação de outras estruturas de criação à OMT. “Chovem Amores na Rua do Matador” chega a este palco conimbricense por via da plataforma descentralizada A Descampado.
a bruxa Teatro é uma companhia de teatro profissional e simultaneamente um pequeno e acolhedor teatro, com o mesmo nome, que se encontra no coração da cidade histórica de Évora, onde está sediada desde a sua criação no ano de 2002. O trabalho de criação d’a bruxa Teatro assenta essencialmente em textos da dramaturgia contemporânea, contando, até ao momento, na sua biografia, com 49 produções próprias, o Évora Teatro Fest e mais de centena e meia de acolhimentos de outras estruturas e artistas individuais.
Os bilhetes estão disponíveis para compra na OMT ou na Ticketline, através de https://tinyurl.com/ChovemAmoresTeatrao
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.