O que fazer em Coimbra no mês de maio: planos incríveis para tirar as crianças de casa!
A Primavera chegou em força e os dias estão mais quentes e são maiores. Apetece viver a vida fora de casa. Apetece fazer mais planos com a família e os amigos. Quem tem crianças adora esta altura do ano para sair com elas para programas no exterior dedicados aos seus gostos e idades.
A pensar nisso, deixamos-lhe um roteiro com as melhores iniciativas para os mais pequenos, em Maio, em Coimbra.
Começamos com os Concertos para Bebés, dedicados aos bebés dos 0 aos 3 anos. Um “programa musical para toda a família que proporciona ao bebé momentos de contemplação e descoberta de sons, textura e emoções”. “Monteverdi, Bach e Mozart são só alguns dos anfitriões de um cardápio amplo de compositores, do clássico ao jazz, do tradicional português ao world, da eletrónica aos improvisos e bailes com pais e bebés.”
Ficou com vontade de levar os minis aí de casa?
Esta que vos escreve levou recentemente um mini com seis meses que ficou fascinado do início ao fim. Eu que achava que ele não ia aguentar nem 5 minutos fui surpreendida com 45 minutos de olhos curiosos a brilhar e sorrisos, muitos sorrisos.
Os concertos para bebés vêm uma vez por mês ao Convento São Francisco. Em Maio vêm no dia 14, domingo, com o tema “Duendes em risco, salpicar de bebé”. Há sempre duas sessões, uma às 10h e outra às 11h30. O bilhete família custa 10€ e podem adquiri-lo aqui.
Para crianças dos 3 aos 7 anos também há uma iniciativa no Exploratório que vai conquistar a atenção dos pequenos aí de casa, as miniExplorastórias a 360º.
Todos os sábados de manhã entre as 10h15 e as 11h15 no espaço Hemispherium, no Exploratório há histórias projetadas com ciência dentro e atividades para todos.
Em Maio os livros escolhidos são, “O meu balão vermelho” de Kazuaki Yamada e o “Um livro” de Hervé Tullet.
Uma vez no Exploratório vale a pena a visita à livraria “Faz de Conto”, o paraíso dos livros infantis. Sigam as redes sociais da “Faz de Conto” porque, por vezes, ao domingo de manhã há contos para toda a família. E nunca é demais estimular o imaginário das crianças através da leitura.
Mas o nosso roteiro não termina por aqui…
O projeto “Sábados para a infância no Teatro da Cerca de São Bernardo”, “oferece todas as semanas propostas artísticas para os mais novos e as suas famílias”.
As propostas são diversificadas, teatro, dança, música, ilustração, pintura, cinema, animação, literatura, entre outras, dedicadas a crianças dos 4 meses até à adolescência.
Este projeto conta com a contribuição de vários artistas de Coimbra como a ilustradora Ana Biscaia, a designer Joana Monteiro, a bailarina e coreógrafa Leonor Barata, a compositora e intérprete Vânia Couto, entre muitos outros.
Em Maio a programação dos sábados para a infância começa no dia 6, às 11h com Leitura, “Flores de mim” com Cláudia Sousa”, para maiores de 3 anos. Teatro no dia 13 de Maio às 11h, “Dama Pé de Mim” com Ana Madureira, também para maiores de 3 anos. Dia 20 de Maio às 11h há uma oficina com Helena Zália para crianças dos 6 aos 12 anos, “Carimbo eu, Carimbas tu, Carimbamos todos”. A programação de Maio termina no dia 27 de Maio com “Uma Casa cheia de Histórias” de José Geraldo para maiores de 4 anos, às 11h. Pode encontrar toda a informação aqui.
E como a alegria das crianças é contagiante, temos a certeza que com estas sugestões de programas para os mais novos não vão faltar motivos para sorrir aí em casa.