DOPPO: a mítica Gelataria da Praça do Comércio cria gelado de espumante bruto 100% Alvarinho!
Gelataria DOPPO cria gelado de espumante bruto 100% Alvarinho
Parceria entre a Gelataria de Coimbra e a marca de vinhos Dona Paterna será apresentada nos dias 29 e 30 de Abril, em Melgaço.
A Gelataria de autor DOPPO, em Coimbra, foi convidada a criar um sorvete de espumante bruto 100% alvarinho, pela marca minhota Dona Paterna.
Para o chef da DOPPO, Fernando Castelo Branco, a criação resultou num “sorvete fresco, excelente para dias muito quentes, podendo também ser servido em sobremesas compostas, associado a outros doces, constituindo um elemento de contraponto, tornando a sobremesa equilibrada do ponto de vista da doçura."
"Houve o cuidado de não interferir com a essência do Espumante Bruto produzido pela Dona Paterna e garantir uma boa cremosidade”, refere ainda o mestre gelateiro.
Para Carlos Codesso, da marca Dona Paterna, “a nossa marca tem “arriscado” em estabelecer parcerias com distintas marcas, com o objetivo de proporcionar aos consumidores novas experiências, mas também queremos mostrar, e desafiar mesmo, o caráter dos nossos produtos. Conseguimos criar experiências sem que a autenticidade do sabor do alvarinho se perca, tal como agora acontece com o espumante bruto 100% alvarinho Dona Paterna.”
O sorvete de espumante bruto 100% alvarinho Dona Paterna estará em prova nos dias 29 e 30 de abril, no recinto da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, nos seguintes horários:
Sábado: entre as 13h30-15h30
Domingo: entre as 12h e as 14h00
Criada em junho de 2022, na mais bela praça de Coimbra, a Doppo tem transformado o modo como os conimbricenses olham para o gelado. Confecionado apenas com ingredientes primários, o gelado artesanal é produzido com os equipamentos tecnologicamente mais avançados. Aos sabores tradicionais – como Baunilha, Fior di Latte, Chocolate Fondente, Tiramissù, Cheesecake ou Caramelo Salgado – juntam-se novos sabores que vão e vêm conforme a sazonalidade da fruta e a inspiração de Fernando Castelo Branco, não se tratasse de gelado de autor.
Não se servem apenas gelados em copo ou cone, mas também os tradicionais gelados de pauzinho ou picolés, gelados em sanduíche de bolacha, e bolos gelados. Ocasionalmente, poderá também servir-se o gelado acompanhado de uma fatia de bolo ou de uma pavlova, ou mesmo dentro de um brioche.
A Doppo é também um espaço de referência para os verdadeiros apreciadores de café. A base do seu amplo e diverso menu de cafetaria é um café de especialidade, de origens criteriosamente selecionadas pelo torrador independente Niccolò Corallo, e a máquina La Marzocco. Além do tradicional espresso poderá degustar-se um cappuccino, um caffè latte, um macchiato, até mesmo um café gelado em leite de amêndoa, ou nos meses mais frios um bom chocolate quente, entre outros produtos de especialidade.No espaço da Doppo, é, também, possível usufruir de um chá de qualidade. A Companhia Portugueza de Chá é parceira da Doppo, permitindo uma variada oferta de chás para todos os gostos.
Depois de décadas a trabalhar na área da Engenharia e na docência universitária, Fernando Castelo Branco criou um novo projeto que, em pouco menos de um ano, tornou-se num dos principais pólos de atração da baixa de Coimbra, sendo mesmo responsável pela reativação da Praça do Comércio.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.