Geoscope de Fajão em Pampilhosa da Serra convida a observar “O Sol e outros Astros”
“Workshop de astronomia: O Sol e outros Astros” é o nome da iniciativa que no próximo dia 7 de setembro volta a incentivar a uma experiência inesquecível num dos melhores locais do mundo para ver, compreender e sentir o universo: o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra.
Este será o terceiro de quatro workshops conduzidos pelo Clube de Astronomia do Alva no Geoscope, sendo que, à semelhança dos anteriores, contempla uma sessão de observação do sol ao telescópio (das 18h00 às 20h00) e uma “viagem à luz das estrelas” também com observação ao telescópio (das 22h00 às 00h00).
A participação, limitada a 50 pessoas, é livre, mas requer inscrição obrigatória através do site aldeiasdoxisto.pt.
Inaugurado no dia 27 de junho deste ano, o Observatório Astronómico Fajão é composto por um ponto de observação – “dome semi-esférica em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro -, localizado no alto da aldeia. O projeto contempla ainda um quiosque de apoio, junto ao Ponto+ de Fajão, onde podem encontrar-se livros, jogos didáticos e participar em experiências imersivas de realidade virtual.
O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, cuja coordenação científica está a cargo do astrónomo José de Matos, é um projeto liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em co-promoção com o Município de Pampilhosa da Serra, e constitui uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight.
No concelho de Pampilhosa da Serra é possível ir ao céu sem tirar os pés da terra, através de propostas como sessões de observação, workshops, passeios de canoa debaixo das estrelas, experiência autónomas de imersão no território, entre outras. As atividades podem ser conhecidas e marcadas em https://pampilhosadaserra.pt/visitar/o-que-fazer
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.