Restaurantes imperdíveis a 30 minutos de Coimbra!
Com um artigo dedicado aos Restaurantes Imperdíveis na Cidade de Coimbra, não seria justo não escrever sobre os Restaurantes Imperdíveis perto de Coimbra. Porque acreditamos que desse lado, tal como nós, não se importa de fazer alguns KM quando o assunto se trata de "boa comida e bebida". Acompanha-nos em mais uma viagem gastronómica?!
Temos a sorte de estar apenas a meia hora da Mealhada, a Terra daquele que foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa: o Leitão Assado à Bairrada. E, chegando à Mealhada, o que não faltam são tradicionais e bons restaurantes desta deliciosa Iguaria. Tendo em consideração alguns dos nossos critérios na seleção - longevidade, tradição e qualidade - ficou mais fácil destacarmos, entre eles, o Restaurante Típico da Bairrada. O Típico já existia quando o casal António e Etelvina Flores o adquiriram em 1980. Desde então, pertence a esta simpática e acolhedora família que, atualmente com a filha, Margarida, e o neto, Isac, dão continuidade a este legado. Por ser uma casa pequena e familiar, conseguem garantir qualidade: trabalham com um único produtor, da Bairrada, e recebem os Leitões ainda vivos. É ali, no Típico, que fazem a matança e os assam em forno de lenha. Pequeninos e com a pele a estalar, são servidos com Batata Frita e Salada. Mas, já agora, sabia que antigamente o Leitão era servido com Batata Cozida?! Aqui, ainda pode ser. Basta pedir. Para acompanhar a refeição, sugerem Espumante da Caves Messias ou da Adega Rama. Iscas de Leitão, Arroz de Cabidela, Chanfana, Bacalhau Assado e Polvo à Lagareiro são outras sugestões que pode pedir no Típico. No Típico termina-se a refeição com o tradicional Arroz Doce ou Leite Creme, confeccionados diariamente pela proprietária Etelvina e a filha Margarida. Sim, esta é uma casa portuguesa, concerteza!
Também a meia hora de Coimbra fica a bonita Serra da Lousã, onde destacamos não um, mas dois restaurantes imperdíveis. Começamos pelo Restaurante Casa Velha, "Cozinha com Alma" desde 1986. Fundado por Reinaldo Costa e Emília Costa, o Casal apostou na cozinha tradicional portuguesa desde o primeiro dia. Atualmente, são as filhas, Márcia Costa e Maria João Costa, que estão à frente do negócio. Em 2017 remodelaram o espaço, aproximando-o da tradição lousanense: uma parte das paredes é revestida a xisto, a pedra natural da região. A cozinha tradicional portuguesa e a arte de bem receber são os segredos da Casa Velha. Abrimos-lhe o apetite com as Empadas de Chanfana (já com marca nacional registada), o Choquinho Frito ou Peixinhos da Horta com Maionese de Limão e as Favinhas Frias com Chouriço Tostado. As Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, os Filetes de Bacalhau Fresco com Arroz de Berbigão, o Bacalhau à Casa Velha, os Rojões com Castanhas e Enchidos Regionais, a Chanfana com Batata Cozida e Legumes Salteados são, entre muitas outras iguarias tradicionalmente portuguesas, os pratos mais requisitados na Casa Velha. E à semelhança da Ementa, também a Garrafeira é rica com perto de 400 referências de norte a sul do país e algumas de todo o mundo.
O "famoso" O Burgo é o segundo restaurante a destacar da Vila. Pertencente à mesma família há três décadas, talvez seja por isso que a experiência que proporciona seja tão acolhedora e familiar. No Burgo "preza-se o sabor, a experiência deliciosa de degustar pratos regionais, feitos de forma única e aprimorados por anos de experiência." Este Restaurante, com uma localização privilegiada a caminho da Ermida de Nossa Senhora da Piedade, junto a umas piscinas naturais, impressiona não só pelo sabor da cozinha tradicional mas, também, pelas generosas quantidades das doses. "Dos Comeres do Brugo" destaca-se o Cozido do Talasnal servido na Broa, o Javali com Castanhas, o Veado com Tortulhos, o Coelho com Molho à Bruxa e o Cabrito Assado no Forno. Do Menu constam ainda "Outros Comeres" e algumas sugestões para "os mais pequenos". Chegada à parte das "Lambarices", a lista é interminável: Burgos (Bolo com castanhas e compotas de frutos da serra da Lousã), Tigelada Lousanense, Trambolhos (Bolacha crocante de amêndoa com recheio de fios de ovos), Pudim de Mel e Castanhas, Seios de Noviça, Leite Creme, entre outros. Com uma varanda convidativa nos dias de sol e uma sala rústica e acolhedora
onde saltam à vista objetos referentes à caça, o Burgo é o "cartão de visita da Lousã".
Em Tentúgal, também a 30 minutos de Coimbra, encontramos a Casa Arménio. Uma casa que começou por ser, em 1965, uma taberna de petiscos. Hoje, a sua Ementa tem por base o receituário tradicional e a doçaria tradicional da Vila de Tentúgal. Foi a Mãe do atual proprietário, José Craveiro, que recuperou este receituário que tornou a Casa Arménio num ponto de paragem obrigatório para todos os bons comensais. Na sala, despretensiosa, é apresentada uma Ementa curta mas rica em tradição, sendo o Pato Assado em Forno de Lenha o ex-libris da Casa. Os Pastéis de Massa Tenra servidos como entrada antevêem uma refeição aconchegante e familiar. Deliciosa é, também, a Canja de Galinha. Nos pratos principais, além do Pato Assado, existem outras especialidades que são servidas com reserva antecipada: Arroz de Pato em Forno de Lenha ou os Borrachinhos de Cebolada. Os Pastéis de Tentúgal e as Queijadas fecham todas as refeições na Casa Arménio.
Localizada na antiga Estrada da Beira (Estrada Nacional 17), a 8 minutos de Vila Nova de Poiares e a 30 minutos de Coimbra, a Casa de Frangos "As Medas" é um clássico com mais de cinquenta anos de história num edifício dos finais do séc. XVIII, imagine. Começou por ser uma simples loja de conveniência até ao momento em que o Sr. José Pedroso, proprietário na época, deu um novo impulso ao negócio ao decidir vender Frango de Churrasco para fora. Entretanto, em 1974, José Aires de Oliveira Rosa, Armando Henriques (seu cunhado) e João Rosa (seu filho) adquiriram o espaço e tornaram-no naquilo que ele é hoje. José Rosa trocou a venda de Azeite pelos Frangos e Armando regressou a Portugal, vindo de Angola. Perceberam que havia nos Frangos de Churrasco um nicho de negócio a explorar, numa localização privilegiada: numa das estradas com maior fluxo do país. Especializaram-se em Frangos: a produção, as especiarias utilizadas nos temperos e a forma como são assados, na brasa, são os principais ingredientes do sucesso deste Frango de Churrasco. Sempre servidos com Batata Frita Caseira e Salada. Ao Frango, junta-se a Canja, o Arroz de Malandro (Arroz de Cabidela só com os miúdos) e a Chanfana, que entrou no Menu nos anos 90 e tem conquistado vários prémios. Atualmente, são os netos de José Rosa e filhos de João Rosa que lideram o negócio, Raul e João Oliveira. A mãe, Inês, supervisiona diariamente a confeção nomeadamente das sobremesas da casa: Tarte de Amêndoa, Pudim Caseiro e Molotoff. Falamos de um espaço que começou por ter capacidade para receber apenas 15 pessoas e, hoje, recebe cerca de 300 pessoas. As Medas fazem parte da tradição e dos costumes de várias famílias tendo assim o privilégio de fazer parte de várias gerações. Terminamos com uma boa notícia: muito em breve, os famosos Frangos de Churrasco d'as Medas ficaram ainda mais próximos de Si... com a abertura de um novo espaço, mesmo em Coimbra.
Votos de bons passeios e degustações!
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.