O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra inaugura no próximo sábado uma nova exposição individual de Edgar Pires
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) inaugura no próximo dia 27 de abril, sábado, pelas 18 horas, Um Tempo e um Lugar, de Edgar Pires. A exposição estará patente no Círculo Sereia, localizado no piso -1 da Casa Municipal da Cultura, e pode ser visitada até ao dia 6 de julho, de terça-feira a sábado, das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.
Edgar Pires nasceu em Oeiras, em 1982, e formou-se em Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2007. A sua prática artística evoca a experiência estimulada pela observação atenta da vida quotidiana e insere-se na investigação e experimentação dos materiais no território multidisciplinar da escultura/instalação.
Em Um Tempo e um Lugar, Edgar Pires apresenta uma recompilação de projetos anteriores — no Ar Sólido em 2015 e na Appleton Square em 2017 — juntamente com um novo corpo de trabalhos, onde, de acordo com Antonia Gaeta, apresenta «uma visão pessoal do acostumado, do já feito que se traduz na reflexão acerca da ideia de que os objectos são permeáveis a diferentes interpretações e codificações distintas com o passar do tempo». Ao definir este conjunto específico de obras e ao usar a subjetividade enquanto carácter essencial da obra de arte, Edgar Pires dá-nos a conhecer questões próprias da escultura como subtração, acréscimo, equilíbrio, volume e peso.