Clube de Leitura Teatral regressa em modo streaming

Capa_covid.png

O Clube de Leitura Teatral regressa com uma sessão inédita, entre ensaios e apresentação final, a ser transmitida em streaming. Um final de tarde especial com uma leitura dirigida pelo poeta e editor Nuno Moura que marca a última sessão da temporada 2019/20 do Clube de Leitura de Coimbra, projeto conjunto de duas estruturas culturais, Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite.

A sessão online é a forma possível que os coordenadores da iniciativa encontraram de voltar a juntar todos aqueles que participam nas sessões mensais do Clube de Leitura Teatral, como de voltar a juntar todos os que, por várias razões, estão longe de Coimbra, ou de Portugal. O texto e a direção da sessão será de Nuno Moura, poeta e editor que diz que "o rei" da poesia portuguesa é Luís de Camões.
O encontro entre o dramaturgo Nuno Moura e os leitores acontecerá através da plataforma Zoom, nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho. O público terá acesso à leitura final (disponibilizada online em  https://www.facebook.com/clubeleiturateatral/) no dia 7 de julho.

O Clube de Leitura Teatral, iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, é coordenada respetivamente por Fernando Matos Oliveira e Ricardo Correia; António Augusto Barros e Sofia Lobo. Acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Desde novembro de 2015, o Clube de Leitura Teatral em Coimbra já convidou vários escritores para dirigir as mais de 40 leituras - Jacinto Lucas Pires, Patrícia Portela, Lígia Soares, Ricardo Neves-Neves, José Maria Vieira Mendes, Elmano Sancho, Rui Pina Coelho, Marta Freitas, Miguel Castro Caldas; privilegiando também os dramaturgos de Coimbra Jorge Louraço Figueira, Mário Montenegro e Ricardo Correia; entre outros.

O convidado da sessão especial de julho é Nuno Moura (Lisboa, 1970), poeta e editor da Mia Soave e da Douda Correria. Leva leituras até às escolas e a outros palcos do país, sempre acompanhado, ora com o duo COPO (uma abreviatura para Coletivo Poético) ora com o grupo Ventilan – 4 homens asmáticos que, precisamente, usaram o nome do medicamento que restitui o ar em falta durante as crises de asma, para o agrupamento poético. “A Mariposa Azual” é o primeiro projeto editorial ao qual se seguiram Mia Soave e Douda Correria. Os nomes escolhidos para as editoras são tirados da poesia de Ângelo de Lima. Tem no curriculum nove livros publicados, participou em várias revistas literárias e está representado nas melhores antologias da poesia portuguesa.

Para a leitura online do Clube de Leitura Teatral de Coimbra apresenta-se com o texto "Associação Amizade no Casamento”, peça “para dois atores ou para duas atrizes ou talvez para 32 atrizes e um ator, composta por dezenas de diálogos, falas-de-casal, que levam a dezenas de quadros e diferentes situações, dezenas de personagens, mais uma ou outra que entra e sai, ou que está lá desde sempre, ou que só veio cantar qualquer coisa. Veio salvar o seu. O seu matrimónio? Entra. Vem de mão dada.” O encontro com os leitores acontecerá através da plataforma Zoom nos dias 29 e 30 de junho 18h30 - 21h30: Ensaios; e 01 de julho 18h30 - 19h30: Leitura final (disponibilizada online em  https://www.facebook.com/clubeleiturateatral/ no dia 7 de julho).

As inscrições para os leitores (sem limitação) decorrem até ao próximo dia 26 de junho (sexta-feira) clube.leitura.teatral@gmail.com.

COIMBRAEXPLOREComentário