Coimbra celebra o nono aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO

SONS DA CIDADE - 9.ª Edição: OLHARES COM ROSTO

14, 15, 17, 18, 19 e 22 de junho de 2022

Em 2022 celebrar-se-á o nono aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Pretendemos, novamente, estender o convite à cidade para connosco festejar esta feliz ocasião, polvilhando o território classificado com os Sons da Cidade.

Desde 2020 que Coimbra e o mundo experienciam uma nova realidade, por todos vivida em contexto de pandemia. Encerrámos espaços e vivemos confinamentos. Vivemos este novo jeito de estar no mundo protegidos por máscaras que nos protegeram tanto quanto nos separaram. Cobrimos partes do rosto. Cobrimos partes dos monumentos e espaços que antes víamos e sentíamos em plenitude.

Reaprendemos a expressar-nos através do olhar, já que o a magia de um rosto pleno de luz passou a ficar oculta sob o manto de máscaras sem fim.

E assim, aos poucos, aquilo que começou por afigurar-se apenas como uma sucessão de limitações, ganhou novos atributos. Aos poucos, foi possível reencontrar o(s) rosto(s) a partir do olhar que cada um traz e que cada pessoa ilumina. Os detalhes passaram a ter redobrada importância comunicativa. A vida continuou a pulsar, inteira, nos Olhares com Rosto que cada um transporta, mas sentimos que é chegada a altura de os desvelar por completo.

Cremos que 2022 trará consigo a promessa do reencontro entre pessoas e espaços, sem impedimentos, barreiras e limitações de maior. Um abraço de comunhão que repare o que foi temporariamente perdido. Uma oportunidade para rasgar novos olhares sobre os espaços e construir novas memórias junto deste património que é nosso.

Este período singular que nos foi dado viver foi recheado de desafios, mas também de oportunidades. Reparámos espaços. Reconstruímos memórias. Demos valor ao que tínhamos por adquirido.

Tudo isso queremos celebrar nesta edição do Sons da Cidade.

Em 2022, convidamos todas e todos à [re]visitação dos nossos espaços (alguns protegidos por telas cénicas enquanto renovações ocorrem no seu interior), ao reencontro com a Arte, à união que ocorre em cada concerto partilhado.

Entre os dias 14 e 19 de junho, e também no dia 22, somos convidados a celebrar. A olhar, com renovada mirada, para o nosso património, excecional e único. Um olhar novo e inteiro, que nos devolve o rosto das pessoas que connosco deambulam. A apurar modos de ver e sentir os [nossos] espaços e as pessoas que os habitam. Regressando, assim, à fruição do mundo [e das coisas do mundo], que se vai libertando do que o escondeu, revelando-se e devolvendo, pouco a pouco, a força dos olhares com rosto.

Neste aniversário faz (ainda mais) sentido promover a construção conjunta da Festa. E por isso gostaríamos de contar com a participação de todas e de todos.

Direção da Associação Ruas


Conheça o Programa da edição de 2022 aqui.

Mais informações no Facebook do Sons da Cidade e no Facebook da Associação Ruas.

COIMBRAEXPLOREComentário