Fotografia: As paredes mais cool da cidade de Coimbra!

DSC_9849.jpg

Há verdadeiras obras de arte, cheias de significado, para descobrir nas ruas da cidade de Coimbra.

Bordalo II, Add Fuel, Samina são alguns dos nomes que figuram na “rota” de arte urbana na cidade de Coimbra. Nos últimos anos são inúmeros os registos que aparecem no Instagram com estas belas obras de arte a céu aberto.

Constata-se cada vez mais que a street art (arte urbana ou arte pública) é entendida enquanto mecanismo de expressão cultural que nos interpela e surpreende no decorrer do nosso dia-a-dia.

Nos últimos anos em Portugal tem-se verificado um movimento crescente por esta expressão e Águeda (Agitágueda Art Festival), Covilhã (WOOL), Estarreja (ESTAU), Ponta Delgada (Walk & Talk) ou V.N. Barquinha (Artejo) são referências para os aficionados do universo da arte urbana.

O movimento crescente em todo o mundo, tem também vindo a ganhar alguma expressão na cidade de Coimbra, tendo dignificado alguns espaços, a dar uma roupagem completamente diferente aos edifícios onde as obras se instalam, mas também a recuperar memórias.

Destaque para o projeto FIO | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA, de forte cariz comunitário, que trabalhou sobre a memória da antiga Fábrica de Lanifícios de Santa Clara. A partir do retrato de antigos trabalhadores da fábrica, o artista Samina dá a conhecer um período da história daquele que é um dos mais importantes centros de cultura e de congressos do país, o Convento São Francisco.

Aproveite para conhecer alguns dos registos fotográficos de Arte Urbana na cidade de Coimbra, deixando-se surpreender e partir à descoberta (quando possível e em segurança) das magníficas paredes que estão a dar uma nova cor à cidade.

Fachada norte do Colégio das Artes (junto ao Museu da Ciência da UC)

Fachada norte do Colégio das Artes (junto ao Museu da Ciência da UC)