"Da família": Teatrão estreia nova produção a 9 de dezembro
A próxima produção do Teatrão, desenhada com várias atividades satélite ao espetáculo, configurando-se como Projeto de Intervenção, parte do universo familiar que inspirou Valério Romão no seu livro de contos Da Família e que aprofunda a narrativa que o Teatrão construiu para o quadriénio 2018-2021, a partir da metáfora da CASA. Este novo espetáculo segue, assim, a linha criada pela companhia de Coimbra em torno da ideia do “habitar coletivo” que gerou a Casa Portuguesa - Eu Salazar e A Grande Emissão do Mundo Português; a Casa do Poder - Richard's e Ala de Criados; atualmente, a Casa Fora de Casa - De Portas Abertas, da família e, a produção a estrear em setembro, Os Cadáveres são bons para esconder Minas.
O processo de construção deste espetáculo, que deveria ter sido estreado em 2020 não fosse a pandemia, iniciou-se há um ano, em formato residência/laboratório que juntou, de dezembro a agosto, presencialmente e à distância, o autor e a restante equipa artística para discutir, experimentar e inventar o que viria a ser a base para esta criação. Desta residência resultou a adaptação da literatura dos contos para a presente dramaturgia das cenas, construída pelo próprio autor, que procurou que o universo e as ideias dos contos coubessem em palco, sem perder a essência das suas histórias.
O espetáculo, que estreia a 9 e 10 de dezembro, adotou o mesmo nome da obra e, partindo dela, reflete sobre as transformações operadas na estrutura e dinâmica das famílias nas últimas décadas. da família será um espetáculo dividido em duas partes (com dois episódios) e que se apresentará em dias distintos. Os episódios familiares têm uma estrutura fantástica, embora simultaneamente quotidiana, e apresentam as histórias de cinco casas e famílias numa espécie de condomínio à beira de um ataque de nervos.
A encenação é de Marco Antonio Rodrigues, colaborador regular do Teatrão. O espetáculo contará ainda com música e direção musical de Victor Torpedo e, no elenco, com os atores Cláudia Carvalho, Isabel Craveiro, Hugo Inácio, João Santos, Margarida Sousa, Pedro Lamas e Sofia Coelho.
da família estreia dia 9 de dezembro e estará em cena até 16 de janeiro na Oficina Municipal de Teatro, em Coimbra.
Paralelamente ao espetáculo, o Teatrão desenvolverá um ciclo de atividades que abordam os assuntos que nos provocam na obra de Valério Romão e acompanharão toda a temporada. Nelas se inclui um Ciclo de Conversas da família, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde se discutirão as mudanças, dificuldades e desafios que as famílias enfrentam no tempo presente, uma atividade de intervenção no espaço público – Fica em família - Conversas privadas em espaço público (2 e 3 de dezembro) e ainda abrimos uma call às famílias de Coimbra para a atividade Jantares da família.
Esperamos que as atividades desenhadas possam ser desenvolvidas conforme planeadas. A evolução da pandemia da COVID -19 ditará eventuais adaptações a este plano. Por causa desta evolução estão ainda por confirmar as Conversas da família dos dias 16 e 18 de dezembro e 6 de janeiro. Atualizaremos esta informação nos próximos dias sobre eventual realização online.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.