Marionet estreia “O Algoritmo da Epilepsia” no TCSB
A Escola da Noite acolhe esta semana no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a estreia da nova criação da Marionet, “Algoritmo da Epilepsia”. No âmbito da linha de pesquisa artística que vem sendo desenvolvida pelo grupo, o espectáculo cruza teatro e ciência e debruça-se sobre a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial a casos de doença epiléptica. Estreia a 28 de Junho e fica em cena até Domingo, 2 de Julho, em diferentes horários.
Segundo a própria Marionet, a criação deste espectáculo resulta de um desafio de Mauro Pinto, investigador do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, que trabalha no campo da aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial a casos de doença epiléptica. Ao longo do processo de criação foram recolhidas diversas contribuições científicas e testemunhos de doentes e profissionais de saúde, incluindo através de um questionário online, para “melhor percebermos a multiplicidade de possíveis ângulos de abordagem a este tema”.
O texto final resulta da discussão de ideias entre uma vasta equipa e foi fixado pelo encenador Mário Montenegro, pelo investigador Mauro Pinto e pelos intérpretes do espectáculo – Catarina Moita, Inês Dias e Teosson Chau. Nesta história ficcional, Joana, uma jovem adulta, vive a sua primeira crise epiléptica enquanto assiste a um programa televisivo. Muita coisa muda a partir desse momento – “no trabalho, no modo como se vê a si mesma, na relação com o namorado”. Jorge, o namorado de Joana, é informático. Tenta “agarrar o funcionamento do cérebro da Joana num algoritmo, para tentar prever o momento das suas crises”. “Mas o cérebro humano tem 86 mil milhões de neurónios, permanentemente a fazer e desfazer ligações. Do mesmo modo que não é fácil prever com precisão uma crise, também não é fácil controlar para que direção nos move o coração que temos na cabeça”, adianta a Marionet na nota de apresentação.
O espectáculo é uma co-produção entre a Marionet e o Teatro da Cerca de São Bernardo, no âmbito da Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses (RTCP). Estreia a 28 de Junho e mantém-se em cena até 2 de Julho, com sessões às 21h30 (quarta-feira e sábado), às 19h00 (quinta e sexta-feira) e às 16h00 (domingo). No último dia da temporada, a sessão é seguida de uma conversa com membros da equipa criativa do espectáculo. Os bilhetes custam 10 Euros, sendo aplicável o desconto de meio bilhete a maiores de 65 e a menores de 30 anos, a estudantes, pessoas desempregadas, profissionais e amadores/as de teatro e à quinta-feira (preço único). É possível adquirir ingressos através da ticketline ou efectuar reserva pelos contactos habituais do Teatro.
A Marionet e o TCSBA Escola da Noite acompanha com respeito e admiração o percurso da Marionet desde a fundação deste grupo, dirigido por Mário Montenegro, em 2000. Para além do compromisso com a arte teatral e da seriedade e do profissionalismo com que encara o serviço público que escolheu prestar, A Escola da Noite reconhece no trabalho da Marionet a singularidade da linha de pesquisa e experimentação artísticas, no cruzamento entre teatro e ciência, que caracteriza o seu trabalho.
Desde a abertura do TCSB, em 2008, o grupo tem apresentado com regularidade espectáculos neste Teatro, sendo esta a sua sexta estreia na sala do Pátio da Inquisição. Esta é, contudo, a primeira co-produção entre as duas entidades, possibilitada pelos apoios à programação da RTCP e inserida no ciclo de co-produções com estruturas artísticas da cidade que A Escola da Noite desenhou para o quadriénio 2022-2025.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,