Há duas exposições dos "Tipos de Coimbra" que não pode perder
Tipos de Coimbra: Exposições celebram a memória visual da cidade
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade, tem atualmente duas exposições patentes, que convidam à redescoberta da identidade visual de Coimbra através dos seus antigos letreiros.

Foto: Cláudia Morais
📍 Tipos de Coimbra – Luzes da Cidade no Teatro
No Foyer do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), até dezembro de 2025, está patente uma exposição que apresenta um letreiro central em néon e um expositor com peças do acervo, acompanhados pela biblioteca do projeto.
O letreiro “Festa Feliz” estará em exibição até julho de 2025.
A partir de setembro, será substituído pelo emblemático letreiro “Confeitaria Conímbriga”, atualmente em processo de restauro com recurso a crowdfunding.

Foto: Rafael Vieira
📍 Tipos de Coimbra no espaço Há Baixa (HAB)
Na sede da associação Há Baixa, na Rua Eduardo Coelho, 36, é possível visitar uma exposição com quatro letreiros históricos:
Sapataria Milord e Foto Diniz, de estabelecimentos já encerrados na Baixa de Coimbra;
Café Académico, ainda em funcionamento na Praça da República;
Hotel São Paulo, um letreiro vindo de Oliveira do Hospital.
Estes elementos testemunham diferentes épocas, técnicas e materiais, representando não só uma função informativa, mas também uma forte carga afetiva e cultural ligada às vivências da cidade e dos seus bairros.
✨ Para mais informações, apoios ou envolvimento no projeto, siga @tiposdecoimbra nas redes sociais.
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.
Há melhor do que acordar sem despertador, ao fim-de-semana, e seguir diretamente para um delicioso Brunch?
A equipa de investigadores começou por identificar os químicos ambientais persistentes em fontes de águas residuais e avaliar a eficácia
Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (...)
A Escola da Noite e a Cena Lusófona, em parceria com mais de uma dezena de instituições da cidade e do país, (...)
Ao todo são sete concertos, que vão passar por Lisboa, Porto, Guimarães, Figueira da Foz, Albufeira, Fundão e Ponta Delgada.
De cinema a dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest expandirá as suas fronteiras e trará à cidade de Coimbra
A região de Coimbra oferece uma vibrante programação de concertos ao longo de 2024, abrangendo diversos géneros musicais e locais emblemáticos.
O músico e compositor brasileiro está de regresso à Europa para celebrar 10 anos de carreira. Em Coimbra, irá revisitar os seus maiores sucessos num concerto intimista, no palco do Salão Brazil.
Hoje, vimos com este artigo dar a conhecer um pouco sobre a Mirtilos da Lousã, uma marca da empresa Belaberry, Lda.
Com o Verão a aproximar-se, os convívios entre amigos multiplicam-se. E haverá melhor plano que usufruir do bom tempo, numa esplanada, a beber um fino e a partilhar uma, ou várias, empalhadas?!
Visitas guiadas orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas vão desafiar os cidadãos a ver, a conhecer ou a redescobrir o património da cidade(…)
Enumeramos vários negócios de pequenas atividades que foram, são e serão sempre úteis no dia a dia de qualquer pessoa, família, casa e empresa.
Um espaço acolhedor, decoração minimalista com inspiração marítima e uma solarenga esplanada onde apetece desacelerar, assim é o Nau Coffee.
De My Hero na mão, que melhor só partilhada entre pai e filhos, um brinde aos progenitores de todas as formas e feitios. Cheers!
No Dia de São Valentim, a Quinta das Lágrimas, cenário do amor eterno de Pedro e Inês, convida a criar novas memórias em Coimbra.
O dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, foi apenas o pretexto que surgiu para escrevermos um artigo sobre os alojamentos mais românticos em Coimbra e nos arredores.
A cozinha, aberta em pano de fundo, é o convite que faltava para nos sentarmos e, barriga houvesse, tínhamos pedido um de cada.
No espetáculo “O meu corpo não é só uma instância” vários artistas partilham o palco, transformado num espaço comum.