Coimbra: 12 razões para visitar a Baixa da cidade este Natal
Até ao fim do ano não faltam razões para visitar a Baixa da cidade de Coimbra. Num período em que já começa a corrida às compras de Natal o centro histórico poderá ser a solução para encontrar aquele presente especial de natal ou o espaço para aquelas escapadinhas de final de tarde.
A Baixa de Coimbra está cheia de surpresas. Para que tire proveito dela, apresentamos uma lista de coisas incríveis que poderá fazer até ao final do ano.
Pelas ruas estreitas e casario diversificado, pelas suas esplanadas, praças e largos aromatizados com o cheirinho da castanha assada, montras recheadas das pastelarias, pela música que ecoa pelas ruas e a iluminação de Natal.
Desta forma, apresentamos uma lista de coisas que poderá fazer na Baixa, o coração da cidade de Coimbra:
Comer Castanhas pela Praça 8 de Maio ou pelo Largo da Portagem
Quentes e boas! O cheirinho já invadiu as ruas da baixa, chegou o tempo delas, são boas assadas e quentinhas… falamos, pois claro, das Castanhas! Ninguém resiste ao fruto que simboliza o Outono.
Visitar o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra
O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra é um equipamento cultural da Câmara Municipal de Coimbra e que expõe parte da Coleção de Arte Contemporânea do Estado. Até 31 de janeiro de 2020 poderá ver a exposição "De que é feita uma Coleção?", com curadoria de David Santos e José Maçãs de Carvalho (mais informações).
Sentar numa das esplanadas
Em segurança e em cumprimento das normas estipuladas pelas Autoridades de Saúde, poderá passar um bom momento nas inúmeras esplanadas que a Baixa de Coimbra dispõe.
Assistir a um espetáculo no Salão Brazil
Localizado no coração da Baixa da cidade é um dos principais centros de cultura da cidade. Acompanhe de perto a programação.
Visitar a exposição “AMNION” no Museu da Água de Coimbra
Para assinalar o Dia Mundial da Água foi inaugurada a exposição “AMNION” no Museu da Água de Coimbra que reúne a pintura de Juan Domingues, a escultura de Pedro Figueiredo e a fotografia de Vítor Murta.
A exposição estará patente, no Museu da Água, até ao dia 10 de janeiro de 2021 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 18h00.
Descobrir a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo
Está localizado no centro histórico da cidade de Coimbra e a sua construção foi integrada na requalificação da zona do Pátio da Inquisição / Cerca de S. Bernardo, tal como a recuperação das Alas Poente e Central do Colégio das Artes – actuais instalações do Centro de Artes Visuais e futuras instalações da Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral, respectivamente. É hoje um dos principais factores de dinamização da “baixa” da cidade de Coimbra (consulte toda a programação).
Tomar um Café no Santa Cruz
O Café Santa Cruz é ponto de paragem obrigatória. Inaugurado a 8 de maio de 1923 foi notícia em todos os jornais da altura.
Após muita e demorada controvérsia acerca da instalação de um café restaurante de estilo manuelino, junto da Igreja de Santa Cruz, tudo se resolve com a alteração do projecto fachada da autoria do arquitecto Jaime Inácio dos Santos. Poderá ainda encomendar o bolo rei deste Natal!
Visitar o Panteão Nacional
Embora para muitos possa passar despercebido, a Igreja de Santa Cruz é um dos Panteões Nacionais. Da época românica pouco resta, uma vez que, no século XVI, foram executadas grandes reformas e obras de restauro e alargamento da casa monástica, promovidas pelos reis D. Manuel I e D. João III. O grande destaque destas reformas cai inteiramente nos túmulos reais de D. Afonso Henriques e do seu filho e sucessor, D. Sancho I.
Fazer compras no Mercado D. Pedro V
Da terra diretamente para as bancas do Mercado Municipal de Coimbra. O Mercado apresenta-se como uma mostra privilegiada dos pequenos produtores da região de Coimbra, com cerca de 470 produtores inscritos, disponibilizando 190 lugares de venda, divididos por 3 pisos. Aqui são vendidos produtos das mais diversas áreas – talho e charcutaria; pão e pastelaria; pescado (fresco e congelado), frutas e produtos hortícolas; flores; vestuário e retrosaria e produtos diversos. No Mercado D. Pedro V encontra ainda lojas de comércio e espaços de restauração.
Visitar o Museu Municipal de Coimbra
O Museu Municipal divide-se em três polos – o Edifício Chiado, a Torre de Almedina e a Torre de Anto – e tem por missão investigar, compreender e divulgar temáticas que se relacionam com os núcleos museológicos e as suas coleções, para conhecimento e fruição do visitante, bem como promover o património histórico e artístico da cidade de Coimbra, com vista a sensibilizar o público para a sua preservação.
Passeio fotográfico pela iluminação de Natal
As luzes de Natal acenderam no passado dia 27 de novembro e a Baixa da cidade tem agora uma nova cor! Saque da câmara fotográfica e partilhe os momentos passados connosco!
Deixar-se perder pelas ruas e vielas e fazer compras de Natal
Nada melhor do que fazer compras na Baixa, o Centro Comercial a céu aberto da cidade de Coimbra. Num momento em que o otimismo dos comerciantes é baixo face à situação pandémica que atravessamos, nada melhor do que inverter esta perspetiva.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,