Parque Linear Vale das Flores recebe novos obstáculos para prática de skate
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra instalou, esta manhã, no Parque Linear Vale das Flores, novos elementos para os praticantes de skate. Este espaço de excelência para a prática de atividade física ao ar livre, no centro da cidade, que foi inaugurado em 2001, contempla uma vasta área desportiva, com campo de futebol, basquetebol e também um skate parque, entre outros equipamentos, também infantis. O investimento da autarquia no material hoje instalado, que cumpre a legislação em vigor, é superior a nove mil euros.
Os praticantes de skate que frequentam o Parque Linear Vale das Flores têm, a partir de hoje, novos elementos para treinarem as suas manobras. Estes novos equipamentos cumprem a legislação em vigor, ao contrário do que acontecia com estruturas que, por razões de segurança, foram retiradas pela autarquia.
A CM Coimbra instalou um total de sete novos elementos, que representam um investimento superior a nove mil euros, designadamente, um curb de chão em bico (com 1m de largura, 5m de comprimento, 0,40m de altura na zona mais alta e 0,20m na zona mais baixa); um curb de chão com duas alturas (composto por uma manual pad de 0,15m de altura, 3m de comprimento e por um curb com 0,30m de altura, com uma zona reta e outra em V); um rail de duas alturas (corrimão com 0,40m de altura na parte mais alta, 0,20m na parte mais baixa e com 4,50m de comprimento); um rail em curva (corrimão em curva com 0,30m de altura e 5m de comprimento); um kicker recto 35 (com 0,35m de altura e 1,22m de largura); um curb recto 40 (com 0,40m de altura e 4m de comprimento, com três apoios no chão, simulando um banco urbano); e um curb em curva 35 (com 0,35m de altura e 5m de comprimento).
Os diversos elementos metálicos das rampas são produzidos em tubos metálicos de 50x30mm, com 3mm de parede e tubos metálicos galvanizados redondos de 1ʺ½, com 3mm de espessura de parede. A estrutura das rampas é feita em sarrafos e tábuas de pinho silvestre com tratamento e autoclave Classe IV e com superfície em fenólico de 6mm de espessura. Já os corrimãos são produzidos em tubo metálico galvanizado de 2ʺ com 3mm de espessura de ferro.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.