Mirtilo: "o rei dos antioxidantes" habita no sopé da Serra da Lousã!
O mirtilo, conhecido cientificamente como Vaccinium myrtillus, é um pequeno fruto de cor azul escura pertencente à família Ericaceae. Este fruto, também chamado de arando, é apreciado tanto pelo seu sabor doce e ligeiramente ácido quanto pelos seus múltiplos benefícios para a saúde.
Os mirtilos são conhecidos pelo seu alto teor de antioxidantes, especialmente antocianinas, que lhes conferem a característica cor azul. Estes antioxidantes ajudam a combater o stresse oxidativo no corpo, o que pode reduzir o risco de doenças crónicas como doenças cardíacas, diabetes e cancro.
Hoje, vimos com este artigo dar a conhecer um pouco sobre a Mirtilos da Lousã, uma marca da empresa Belaberry, Lda. Trata-se de uma empresa familiar sediada em Serpins, no sopé da Serra da Lousã, que no entanto vive em Coimbra. Foram 3 anos de conversão para uma produção totalmente biológica, estando já totalmente certificada.
Este projeto nasceu do desejo de mudança de vida de Filipe. O Filipe é bioquímico e, tal como muitos outros no mundo da investigação, foi um eterno bolseiro. Quando surgiu a oportunidade de se candidatar a um projeto para jovens agricultores, não hesitou, apesar das poucas ligações – ambos os tios paternos têm hortas para consumo próprio na zona de Belazaima do Chão, de forma bastante auto-sustentável – e onde o projeto seria para ser desenvolvido, daí o nome da empresa.
Mas como o apoio da família, sobretudo dos pais era fundamental não fazia sentido sair de Coimbra e depois de algum tempo surgiu a oportunidade de comprar os terrenos onde hoje têm o pomar. Agora é agricultor a tempo inteiro.
Raquel Misarela, a esposa, é conservadora-restauradora e, como trabalha para a reitoria da Universidade de Coimbra e para uma empresa do Porto, só conseguindo ajudar aos fins de semana, quer na criação da imagem quer na divulgação da marca
Não ter ligações à agricultura fez com que os primeiros anos fossem um constante desafio, mas gradualmente foram entrando no mercado local. Vendem em mão, em pontos de recolha, fazem feiras e outros eventos, estão ainda presentes em vários supermercados e mercearias e abastecem duas das melhores gelatarias de Coimbra!
Têm vários clientes fixos que esperam pelos seus mirtilos todos os anos, o que os orgulha muito por saberem que os reconhecem como um produto de excelência!
Fotos: Carlos Barradas
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,