Inauguração de exposição de Eduard Arbós no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra

«Desenhar, agora, é resistir.»

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra inaugura uma exposição que é uma crónica da luta do artista espanhol Eduard Arbós contra a cegueira. 

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) inaugura no próximo dia 12 de janeiro, sábado, pelas 17 horas, a exposição A shot in the eye, de Eduard Arbós. A exposição estará patente no Círculo Sereia, localizado no piso - 1 da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, e pode ser visitada até 23 de março, de terça-feira a sábado, das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

Devido a um problema ocular grave, Eduard Arbós (Barcelona, 1959) esteve dois anos retirado, numa luta «para não perder definitivamente o olho direito». A exposição A shot in the eye relata esse tempo — «uma espécie de crónica desse período, escrito ao modo de um sintético guião cinematográfico» —, num projeto  centrado na imagem e na sua construção, onde se analisa e interroga os mecanismos da perceção e da representação.

A obra de Eduard Arbós, que tem trabalhado em Espanha e Portugal, utiliza diversas linguagens como a pintura e o mural, instalação e escultura, desenho e fotografia. Em A shot in the eye estão presentes algumas destas dimensões, em que se destacam a escrita e o desenho, com referências ao cinema e à pintura, nomeadamente à Op Art.

Esta exposição insere-se numa linha de programação do CAPC dedicada à criação artística ibérica contemporânea.

COIMBRAEXPLOREcoimbraComentário