Inauguração de exposição de Eduard Arbós no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
«Desenhar, agora, é resistir.»
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra inaugura uma exposição que é uma crónica da luta do artista espanhol Eduard Arbós contra a cegueira.
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) inaugura no próximo dia 12 de janeiro, sábado, pelas 17 horas, a exposição A shot in the eye, de Eduard Arbós. A exposição estará patente no Círculo Sereia, localizado no piso - 1 da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, e pode ser visitada até 23 de março, de terça-feira a sábado, das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.
Devido a um problema ocular grave, Eduard Arbós (Barcelona, 1959) esteve dois anos retirado, numa luta «para não perder definitivamente o olho direito». A exposição A shot in the eye relata esse tempo — «uma espécie de crónica desse período, escrito ao modo de um sintético guião cinematográfico» —, num projeto centrado na imagem e na sua construção, onde se analisa e interroga os mecanismos da perceção e da representação.
A obra de Eduard Arbós, que tem trabalhado em Espanha e Portugal, utiliza diversas linguagens como a pintura e o mural, instalação e escultura, desenho e fotografia. Em A shot in the eye estão presentes algumas destas dimensões, em que se destacam a escrita e o desenho, com referências ao cinema e à pintura, nomeadamente à Op Art.
Esta exposição insere-se numa linha de programação do CAPC dedicada à criação artística ibérica contemporânea.
O primeiro espetáculo em terras lusas acontece a 10 de dezembro no CAE, na Figueira da Foz, segue dia 12 para Albufeira (…)
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
Este ano, a Feira das Colheitas da instituição vai ter lugar no dia 13 de novembro, entre as 10H30 e as 15H30, no Picadeiro da Quinta da Conraria.
Já a pensar na época natalícia que se avizinha, a família Silva trará ao Alma desafios doces e deliciosos para os mais pequenos Chefs Pasteleiros!
O festival Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra de 16 a 23 de novembro, celebra a sua 30.ª edição(…)
A “Abundância e fome na prosa de Irene Lisboa” é tema que Isabel Drumond Braga vai levar para este “Sabores da Escrita”.
Dois anos depois da sua primeira edição, o ciclo Afro-Portugal está de regresso a Coimbra, com uma equipa alargada de curadoras/es,
Sérgio Godinho, Hélder Bruno, João Baião, “Esperando Godot”, Camané&Mário Laginha, “In The Mood For Christmas” pela Glenn Miller Orchestra (...)
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.